Retirada da fralda

Não há idade ideal para se iniciar o controle das evacuações intestinais e da micção. Nos últimos anos, os psicólogos observaram que somente ao completar vinte meses de vida é que se deve começar a treinar o controle dos hábitos higiênicos da criança, que estarão bem assimilados por volta dos 24 meses. Este treinamento é longo, exigindo muita paciência e perseverança dos pais. antes dessa data, pode-se conseguir que a criança faça, sem continuidade absoluta, suas necessidades no troninho. Neste período a execução do ato é mais um impulso instintivo, porque somente aos dois anos é que se tronará um ato voluntário. Após os dois anos, ele não fará mais as suas necessidades nas calças, porque já sabe que é desagradável e feio.

como-retirar-a-fraldaNaturalmente o início do treino exige que seja levado em consideração o estado de desenvolvimento psíquico e motor da criança no seu primeiro ano de vida. A mãe não deve forçar o seu filho a tirar as fraldas. Convém habituar a criança a se sentar ao vaso sanitário em certas horas, mas não exigir insistentemente a evacuação, pois assim a criança pode adquirir um reflexo negativo ao vaso sanitário. E é indispensável que a mãe monitore a criança, observando  se ela não tem evacuações dolorosas com fezes volumosas, duras ou ressecadas. Não convém deixar a criança sentada no vaso ou penico mais que dez  minutos e se ela quiser se levantar antes, deve-se deixá-la.

A maioria das crianças têm medo do vaso sanitário e da descarga, pois devidas as proporções ele é muito grande para ela. Nestes casos vale a pena tentar com o penico, que é menor.

A imposição dos pais na execução dos hábitos higiênicos tem sido uma das causas de futuras neuroses apresentadas pela criança.O treino diário e muito rigoroso feito por pais ou babás inábeis tem sido um desastre. Deve-se ter muita paciência, descontração e habilidade no trabalho de retirada de fralda, para que ela seja um sucesso.

O meio mais prático para realizar a educação do controle intestinal consiste em conduzir a criança ao vaso na hora exata em que ela sentir vontade. No caso dela não ter uma hora muito certa, convém observá-la cuidadosamente, percebendo os sinais como rubor, seriedade e desconforto, e assim levá-la imediatamente ao vaso para que a criança relacione naturalmente o ato de evacuar com o vaso sanitário.

Já o controle das micções é mais difícil que o controle das evacuações. Aos 24 meses a criança já pode  ter aprendido a controlar a micção diurna, mas a noturna só estará completamente controlada aos três anos. O treinamento consiste em levar a criança ao vaso ou penico logo ao se levantar, após todas as sonecas, antes e depois das refeições e antes de se deitar à noite. Os meninos são mais difíceis de treinar que as meninas.

Aos dois anos de idade, convém começar a usar calcinha ou cuequinha ao invés da fralda, durante o dia para estimular o treinamento da retirada da fralda. A criança também terá consciência de que não está usando fralda e isso a estimulará a usar o vaso.

A idade de dois anos é a sugerida, mas varia de criança para criança e pode-se iniciar até os três anos sem problemas. Convém também iniciar o treinamento e retirada de fralda no verão, para que a criança não fique molhada no inverno.

One thought on “Retirada da fralda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge