Nomes de Meninos com A

Todos os Nomes de Meninos

meninoAarão: Hebraico “Aharon” (também: Arão): O montanhês, o iluminado, o inspirado, o sublime. Aarão, irmão de Moisés, sumo sacerdote dos Hebreus. Arão como nas obras do Padre Antônio Vieira.

Abaçaí: Pessoa de respeito. Tupi.

Abacílio: Significa: “aquele que não tem apoio”.

Abade: Hebraico: “Abba” – Pai, guia ou chefe de um mosteiro.

Abaeté: Origem tupi (Abá-etê), significa homem de respeito.

Abanã: Cabelo forte, cabelo duro. Tupi.

Abaré: Amigo do homem. Tupi.

Abati: Tupi, significa cabelos dourados, loiro.

Abayomi: Do tupi “alegre encontro”.

Abdala: Do árabe AbdallahServo de Deus. Sobrenome de muitas famílias radicadas no Brasil.

Abdão: Aquele que serve. Origem hebraica.

Abdelcáder: Origem árabe. Significa servo do onipotente.

Abdelcarim: Servo do generoso. Abdelcarim foi um famoso guerreiro marroquino. Origem árabe.

Abdias: Hebraico: “servo do senhor”.

Abel: Significa vaidade e indica uma pessoa aventureira e ousada, que precisa controlar seus impulsos para não tomar atitudes agressivas, que lhe causariam sérios problemas a curto ou médio prazo.

Abelardo: Significa abelha e indica uma pessoa ousada e empreendedora. Inspira muita confiança e gosta de desafiar a própria capacidade, lançando-se constantemente em novos projetos.

Abílio: Do Latim o significado “apto, capaz”, do grego “aquele que é incapaz da vingança”.

Abner: Do hebraico: “pai da luz”.

Abraão: Significa pai de uma multidão e indica uma pessoa que faz do charme um instrumento para viver bem. Gasta em viagens e passeios com amigos o que lhe sobra de dinheiro, mas no fundo é um sábio que apenas aguarda o momento certo para mostrar toda a sua inteligência e toda a sua capacidade de realização. É o pai das nações e foi escolhido pessoalmente por Deus (Gênesis 17,5).

Abrão: Significa pai da altura. Deste se originou o nome Abraão, conforme determinado por Deus (Gênesis 17, 5).

Adalberto: Significa nobre, brilhante e ilustre e indica uma pessoa que está sempre procurando fazer importantes conquistas. Mas precisa do estímulo dos pais e dos amigos para alcançar o sucesso que deseja. Do Teutônico “notório fulgurante”, este nome apresenta muitas variações, como AlbertoEtelbertoOberto.

Adalton: Latim: “aumentado, crescido”.

Adamir: Germânico: “pai ilustre”.

Adamo: Latim: “amante ardente”.

Adão: Significa terra vermelha e, por extensão, o homem criado da terra, do barro. Segundo a bíblia, foi o nome que Deus deu ao primeiro ser humano. Indica uma pessoa que gasta com a família todo o dinheiro que ganha. No amor, é meigo e tende a seguir as sugestões da mulher, revelando-se portanto um companheiro formidável. Do hebreu “homem feito de argila vermelha.

Adauto: Latim: “aumentado, grande”.

Ademar: Significa guerreiro famoso e indica uma pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representasse uma batalha a ser vencida com bom humor. Por isso, raramente fica deprimido. Do teutônico “glorioso guerreiro”.

Ademir: Teutônico: “recoberto de nobreza”.

Adílson: Significa filho de Adão e indica uma pessoa que não muda sua rotina por nada nesse mundo e não gosta que ninguém dê palpite na sua vida. Da mesma forma, respeita a individualidade dos outros.

Adir: Do fenício: “nobre”.

Ado: Hebraico: “aquele que é prospero”.

Adolfo: Significa lobo nobre e indica uma pessoa que não hesita em assumir a responsabilidade pelos seus atos. Ouve, analisa e depois toma decisões firmes, das quais dificilmente volta atrás. Do teutônico “nobre lobo”.

Adonias: Significa aquele de quem Deus é senhor e indica uma pessoa que economiza bastante, mas sem se privar do conforto. Faz sucesso como administrador de empresas ou auditor. No amor, é fiel ao extremo, mas em contrapartida exige carinho e atenção constantes.

Adoniran: Significa o Senhor é excelso e indica uma pessoa que luta como ninguém pelos seus objetivos. Nos estudos, é brilhante ou pelo menos muito esforçado. E, no trabalho, logo ganha o respeito de todos.

Adônis: Significa senhor e se refere a um personagem mitológico famoso pela sua beleza. Indica uma pessoa cautelosa, que não esbanja dinheiro, mesmo quando tem o bastante para isso. Consciente do seu valor, espera que os outros também o reconheçam.

Adriano: Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes.

Adroaldo: Significa o que governa com nobreza e indica uma pessoa muito crítica consigo mesma, que analisa todos os seus atos e não admite cometer erros. No entanto, perdoa com facilidade as falhas alheias.

Aécio: Grego: “ave de rapina”.

Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldades. Idealista, coloca a justiça acima de tudo. Do teutônico “guerreiro de ânimo combativo”.

Agenor: Grego: “homem bravo, soberbo”.

Agildo: Significa oferta dos deuses e indica uma pessoa que permanece confiante em quaisquer circunstâncias, pois encara cada obstáculo que encontra como estímulo para continuar lutando

Agnaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário

Agnelo: Significa cordeirinho e indica uma pessoa brilhante e disposta a progredir na vida, mas que tende a estagnar por estar sempre concordando com a vontade dos outros. Só no amor realmente seletivo: se dá bem apenas com mulheres no mínimo encantadoras.

Agostinho: Do latim “da família dos Augustos”.

Aguinaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário.

Aílton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.

Aimoré: Do tupi: “que morde”.

Airton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.

Akira: Do Japonês: “o inteligente”.

Alan: Significa belo , harmonioso e indica uma pessoa emotiva, que se magoa com facilidade, embora nem sempre demonstre sua tristeza. Prefere exibir sua simpatia para cativar todo mundo que o rodeia. Tende a conseguir sucesso como músico ou paisagista. Do gaélico “gracioso agradável”.

Alberico: Teutônico: “rei dos montes”.

Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosidade e coloca muita energia na concretização dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecido.

Albino: Latim: “alvo, branco”.

Alceu, Alcides: Significa forte e indica uma pessoa extremamente ativa e que, por isso, quase sempre alcança seus objetivos. Seus pontos fortes são a persistência e a força de vontade.Planeja seus negócios com muito cuidado e pode se realizar como economista ou engenheiro.

Alcibíades: Significa defensor da vida e indica uma pessoa impetuosa e persistente, que consegue alcançar altos postos na profissão que escolhe. Mas no amor precisa aprender a abrir seu coração, pois é muito racional e dificilmente se deixa dominar pelas emoções.

Alcindo, Alcino: Significa espírito forte e indica uma pessoa conservadora e autoritária, que precisa aprender a ser paciente diante das mudanças, bem-humorado face aos imprevistos e prudente do dia-a-dia.

Aldir: Significa velho, experiente. Indica uma pessoa que tem grande possibilidade de desenvolvimento espiritual, mas que não deve descuidar do lado material da vida. Consegue inúmeras alegrias quando organiza suas economias e reúne condições financeiras de ajudar os outros.

Aldo: Teutônico: “nobre”.

Aleixo: Significa o que defende e indica uma pessoa que deve controlar a impulsividade para não tomar atitudes das quais se arrependerá.

Alessandro(a): Variante Italiana de Alexandre.

Alexandre(a): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro e matador. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitárias. Do elênico “protetor e defensor do gênero humano”.

Alfeu: Grego: “imagem clara”.

Alfredo: Significa conselheiros dos espíritos e indica uma pessoa muito prática, que sabe usar a lógica para atingir seus objetivos e afastar as más influências. Está sempre disposto a ajudar os amigos e resolver até problemas íntimos.

Alípio: Significa o que não tem tristeza e indica uma pessoa extrovertida e falante que chama a atenção em qualquer roda social. Tende a gastar todas as suas economias em objetos sofisticados.

Almeida: Latim: “planície”.

Almir: Significa príncipe e brilhante. indica uma pessoa carismática e persistente, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio.

Aloísio, Aluísio: Variação de Luís.

Altino: Significa que veio da cidade de Altino e indica uma pessoa que confia na própria capacidade de contornar as dificuldades. Por isso, enfrenta os problemas com serenidade e paciência e, geralmente, se dá bem. Ajudado pela intuição, raramente perde uma parada.

Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunidades. Mas não faz nada sem antes avaliar atentamente todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso. Do teutônico “o que a todos esta atento”.

Amadeu: Significa o que ama a Deus e indica uma pessoa que que consegue vencer muitos problemas do dia-a-dia, mas vive as voltas com dificuldades financeiras, pois seu estilo de vida o leva a gastar mais do que ganha. Se controla essa tendência, torna-se um ótimo chefe de família.

Amador: Significa o que ama e indica uma pessoa competente que não decepciona em nenhum trabalho que se proponha a realizar, pois faz pois faz tudo com muito empenho e envolvimento pessoal.

Amâncio: Significa amante e indica uma pessoa com grande capacidade de liderança decorrente á sua dedicação as tarefas e aos companheiros e também a sua ousadia. Muito raramente deixa passar uma oportunidade por estar desatento ou por excesso de cautela.

Amândio: Significa digno de ser amado e indica uma pessoa original, criativa e inteligente. Além disso dispõe de muita energia e luta com toda a garra para alcançar seus ideais.

Amauri: Francês, homem altivo e laborioso.

Ambrósio: Grego: “o imortal”.

Américo; Significa o que governa a pátria. E indica uma pessoa de pulso firme, que não deixa passar nenhuma oportunidade de se destacar e por isso mesmo assume posições de liderança na escola, no trabalho ou em qualquer outro grupo. Perfeccionista e exigente em relação a tudo, irrita-se com facilidade e não tolera qualquer tipo de erro.

Amílcar: Veja Hamílcar.

Amin: Significa fiel, constante e indica uma pessoa cuja capacidade de fazer novos amigos e novas conquistas amorosas é muito grande. Dono de um coração de ouro, dificilmente cria atrito com alguém

Amir: Variação de Emir.

Anacleto: Grego: “aquele que foi invocado”.

Ananias: Variação de João.

Anastácio: Significa o que ressurge para a vida pelo batismo e indica uma pessoa batalhadora, altiva e com grande senso de justiça. Encara cada tarefa como uma missão a ser cumprida e sabe que tudo contribui de um modo ou de outro, para sua evolução.

Anatole, Anatólio: Significa o que veio do Oriente e indica uma pessoa sempre pronta a intervir a favor de quem sofre uma injustiça. Mas sua maior preocupação é preservar a todo custo, a própria independência, pois acredita que só assim consegue o sucesso.

Anderson: Significa filho de André e indica uma pessoa que ganha muito dinheiro ouvindo sua intuição. Tem muitas admiradoras, e na juventude se relaciona com todas elas, sem pensar num compromisso sério. Tem como objetivo atender todas elas de maneira completa, seus pontos fortes, o beijo e o sexo…Do inglês “filho de André“.

André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informática, pedagogia, teatro e circo. Do grego “másculo, varão”.

Ângelo: Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimentos para manter um clima de harmonia nos ambientes que freqüenta. É leal e extrovertido, e por isso, conquista a simpatia de todos – e sobretudo de todas – que o conhecem.

Aníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e receptiva, que normalmente se mostra calma, gentil, diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso, consegue tudo o que deseja usando sua enorme capacidade de convencer e mesmo seduzir.

Aniceto: Significa invencível e indica uma pessoa inteligente que tem grande facilidade para transmitir conhecimentos aos outros e o faz com bastante clareza e paciência. Não se preocupa em enriquecer, pois vive bem mesmo com pouco dinheiro no bolso.

Anísio: Grego: “completo, perfeito”.

Anselmo: Significa protegido pelas divindades e indica uma pessoa hábil e talentosa, que busca o progresso em coisas práticas ou em projetos que sabe que conseguirá realizar. Tem grande sabedoria, muita força interiro e uma enorme capacidade de liderança.

Antenor: Significa adversário e indica uma pessoa que lidera naturalmente as outras. Seu caráter irrepreensível e a determinação com que age, transmitem segurança a todos os que o cercam.

Antero: Significa florido e indica uma pessoa sempre bem disposta e bem humorada, que conduz a vida com discrição e harmonia. Ótimo confidente, costuma fazer amizades sinceras e duradouras.

Antão, Antônio; Significa o que está na vanguarda e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos.

Antônio: Provavelmente de origem etrusca, seu significado perdeu-se no tempo.

Aparecido: Nome associado à aparição da Virgem Maria. Indica uma pessoa vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profissional, e como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de valores, sem temer que venham a lhe faltar meios de subsistência.

Aparício: Significa aparição e indica uma pessoa que tem na franqueza sua marca registrada. Diz sempre a verdade, doa a quem doer, e isto às vezes lhe causa sérios aborrecimentos. Os pais devem ensiná-lo a ser um pouco mais diplomático.

Apolônio: Significa consagrado ao deus Apolo e indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento, sem se importar demais com o futuro. Não se preocupa em poupar dinheiro, e no amor, não é ciumento – mas também não se mostra muito fiel.

Araújo: Latim: nome próprio de uma localidade.

Argemiro: Teutônico: guerreiro ilustre.

Aristeu: Do grego: “muito bom”.

Aristides: Do grego: “brilhante por sua astúcia”.

Arlindo: Do teutônico: “poderoso como águia”.

Arnaldo: Do latim: “poder da águia”.

Arthur: Do celta – Arth-wr, o nobre, o generoso.

Augusto: Do latim “O venerado”,”O sublime”,”O máximo”.

Aurélio: Latim: “dourado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge