Cuidando do seu Bebê – O sexto dia

Ao sexto dia, tanto a mãe quanto o bebê já se entendem cada vez melhor, e o ato de mamar e amamentar torna-se um grande prazer para os dois.

No sexto dia o bebê começa a ganhar peso e os bebê alimentados com leite artificial têm mais chances de apresentar assaduras por evacuarem fezes mais ácidas. Para evitar assaduras, troque a fralda do bebê frequentemente, limpando bem o seu bumbum e usando generosamente uma pomada contra assaduras a cada troca. Eu sempre usei Hipoglós nos meus dois filhos e funcionou perfeitamente.

As evacuações variam de uma a seis por dia, não sendo normal agora a criança ficar sem evacuar durante um dia. A micção é de dez a doze vezes em 24 horas, quase sempre bem clara, exceto se forem administradas algumas gotas de vitaminas. O volume diário é de 60 a 220ml.

Agora o bebê já pode começar a sentir cólicas, o que provocará choro intenso. Se você já tiver amamentado, o bebê estiver trocado, e mesmo assim chorar demais, tente acalmá-lo segurando-o contra o peito para aquecer o seu abdômen.

O coto umbilical estará totalmente seco, podendo cair a qualquer momento.

chupar-dedoOs bebês possuem uma grande necessidade de sugar, seja o peito, seja uma chupeta ou até mesmo o seu dedo. Alguns bebês precisam da chupeta para se acalmar. Outros não aceitam a chupeta e usam o polegar. Tanto a chupeta quanto o polegar serão prejudiciais à dentição da criança posteriormente, se utilizados por muito tempo, mas são ótimos para que o bebê consiga se acalmar sozinho.

Meus dois filhos acabaram chupando o dedo, associado a um “cheirinho”, e dessa forma foram capazes de relaxar sozinhos. Minha filha está com 6 anos e desde os 5 não chupa mais o dedo. Sua dentição não foi afetada. O meu filho ainda é bebê, pegou a chupeta no início, mas agora chupa o dedo. No meu caso, acredito que o benefício deles conseguirem se acalmar sozinhos é maior que o problema que o ato de chupar o dedo pode causar, e portanto deixo que eles o façam e parem naturalmente, de acordo com a sua necessidade.

Observe o seu bebê. Pelo seu comportamento, ele mostrará o que precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge