Cuidando do seu Bebê – A segunda semana

O coto umbilical, se ainda não caiu, deve cair até o 15º dia.

O seu bebê já percebe claridade e escuridão, focaliza a 20cm de distância, é sensível ao som, se aquieta no colo ao se sentir seguro, distingue o gosto pois tem paladar e já pára de chorar para olhar alguma coisa.

Já com o aspecto definido, as fezes são evacuadas de uma a seis vezes ao dia. Algumas crianças evacuam após cada mamada, mas é normal.  A urina torna-se mais volumosa e deve ser bem clara.

Entre o sétimo e o décimo dia, o bebê atinge novamente o peso que tinha no momento do nascimento e passa a ganhar diariamente de 25 a 30g.

O choro passa a ser mais freqüente, principalmente por fome ou por cólica. As famosas cólicas que ocorrem até o terceiro mês de vida geralmente começam na segunda semana e vão até que o intestino do bebê fique mais formado. Se o seu bebê tiver dessas cólicas, não há como evitar, mas você pode tentar amenizar com massagens, bolsa térmica morninha, Mylicon, ou mesmo embalando o bebê.segunda-semana

O sono já não é mais tão constante. A movimentação no berço continua aumentando.

As descamações da pele já terminaram e agora o seu bebê está com aquela conhecida “pele perfeita de bebê”.

A alimentação ao seio é de 60 a 80 ml, de três em três horas. Isso é uma medida geral e você deve se adaptar à fome e rotina do seu bebê. Ainda não é hora de regular as mamadas. Como não é possível medir precisamente, você só poderá saber se está sendo suficiente ao pesar o seu bebê e medir o seu ganho de peso. Com leite de vaca, a medida é de 60 a 80 ml de três em três horas.

Nesta semana deve estar marcado o seu retorno ao obstetra e também a primeira consulta do seu bebê com o Pediatra. Isso é muito importante para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge