Cuidando do seu Bebê – O quinto dia

No quinto dia o bebê com certeza desperta para a sucção, mama bem e começa a manter o seu peso, estabilizando-se. Agora ele pode ter perdido de 8% a 10% do seu peso inicial. Por volta do quinto dia, pode-se notar nos lábios do bebê pregas e elevações, chamadas “calos de sucção”. São normais em função da força que o bebê faz para mamar e costumam desaparecer após alguns dias. Deixe-os desaparecer naturalmente.

bebe para arrotarA criança normal continuará dormindo a maior parte do dia e da noite, só despertando para mamar. É comum após as mamadas o bebê arrotar, eliminando um pouco de leite coalhado. Após este fato, é frequente o soluço. A regurgitação é comum com o leite materno farto, ou quando a mamadeira possui um bico com grande abertura. É sempre bom ter uma toalhinha de fralda por perto para fazer o seu bebê arrotar após as mamadas. Caso ele não arrote em 15 minutos, provavelmente não o fará mais, mas você pode segurá-lo verticalmente contra o peito por até uns 20 minutos se quiser.

As fezes adquirem um aspecto normal, amareladas, às vezes com alguns grumos esbranquiçados. Na alimentação ao seio, poderão ser levemente aquosas, mas sem assarem o bebê. Às vezes ele permanecerá por mais de 24 horas sem evacuar, outras vezes ele mamará e logo evacuará, em função do reflexo gastrocólico, que é bem normal.

Ao colocar o bebê no berço, cuide para alternar os lados, evitando assim que a cabeça do bebê fique achatada caso ele durma sempre para o mesmo lado.

 

One thought on “Cuidando do seu Bebê – O quinto dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge