Cuidando do seu Bebê – O quinto mês

Desde o nascimento, mas principalmente do quinto mês em diante, o pai é muito importante para o desenvolvimento do bebê, brincando e conversando bastante com o bebê, pois desta forma o bebê ficará mais receptivo e com o seu desenvolvimento fortalecido, melhor do que se permanecesse sempre com a mãe. As mães por sua vez, precisam cuidar para não tratar seu filho como sendo de sua única propriedade. O pai divide a atenção da criança, desenvolvendo a sua individualidade. No caso dessa função paterna falhar, o filho não consegue se separar da sua mãe, prejudicando toda a sua personalidade, tornando-se confuso.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 6950g e das meninas 6700g. A Estatura média é de 63cm para os meninos e 62cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 600g.

No quinto mês, o bebê já faz careta por imitação, sorri e percebe a sua imagem no espelho. Levanta os braços para ser tirado do berço, sorri e vocaliza para fazer contato social. Reage quando alguém tenta tirar o seu brinquedo, reconhece os seus brinquedos, abaixa-se para ver o que cai, enfim, no quinto mês ocorre a explosão das atividades.

chupando-dedo-do-peDeitado de barriga para baixo, levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se com as mãos. Tenta se arrastar, rolar e brinca com os chocalhos. Leva o pé à boca e chupa o dedo do pé. consegue apanhar objetos e trocá-los de mão.

Sua visão está se aperfeiçoando, podendo diferenciar seus pais. Sua sensibilidade à presença de estranhos aumenta.

Já começa a perceber o seu nome. Já vocaliza “blá-blá” e tudo o que segura, leva para a boca. então é preciso cuidar com o que deixar ao alcance do bebê.

Quanto à amamentação, muitas mães, mesmo em amamentação exclusiva, devem começar o desmame porque logo voltarão a trabalhar fora. O desmame é o início da substituição da alimentação exclusiva do leite materno ou artificial por outros alimentos. Ele deve ser feito gradativamente, constituindo um prazer e não um conflito entre o bebê e sua mãe.

A alimentação no quinto mês (150 a 180 dias), em geral, obedece aos mesmos critérios do quarto mês, mas caso ele já esteja habituado às sopinhas, pode-se introduzir novos tipos de alimentos como gema de ovo e caldinho de feijão.

Para os bebês que já comem, é possível seguir o seguinte horário:

6,7 horas – Leite

10,11 horas – Papinha de frutas

14,15 horas – Leite

18,19 horas – Sopa

22,23 horas – Leite

Os que estão em amamentação exclusiva, seguem a sua rotina normal.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO QUINTO MÊS

Evolução motora: Quando virado de bruços, ele rola na sua cama. Apóia-se nas palmas das mãos, procurando se levantar. Cuidado com as quedas.

Comportamento emocional: Se aos três meses o bebê sorrir e aos quatro der risadas, aos cinco meses ele dará gargalhadas. Inicia-se a manipulação das suas emoções, procurando tirar partido de momentos de choro e de alegria..

Progresso da linguagem: Modifica os sons, enriquecendo a variedade de vogais (Ah… Eh…. Ih…. Uh….)

Comportamento pessoal e social: Percebe cores diferentes, quando muito vivas. Segue com o olhar o movimento das pessoas.

Brinquedos: O primeiro animalzinho de borracha (um que não solte tinta) , macio e grande o suficiente para que ele não possa engolir.

Conselhos úteis:

– Prepare os alimentos você mesma sempre cuidando bem da sua higiene, temperatura e sabor.

– Aos cinco meses o bebê já dorme sete a oito horas por noite. Você pode mantê-lo acordado por mais tempo durante o dia para que ele possa dormir melhor à noite.

– Introduza algumas quebras de rotina para que o bebê possa se adaptar a novas situações.

– Vista-o com roupas de algodão pois os tecidos sintéticos podem causar mais alergias em sua pele.

– Não deixe de vacinar o seu bebê nas datas aconselhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge