Cuidando do seu Bebê – O quarto mês

Aos quatro meses. o bebê começa a brincar com as próprias mãos e, quando colocado de bruços, levanta a cabeça e também os ombros, apoiando-se nos cotovelos.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 6350g e das meninas 6100g. A Estatura média é de 62cm para os meninos e 61cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 600g.

O bebê  já reconhece as pessoas, interessando-se mais por elas que pelos objetos. Pode se manter interessado durante uma hora. Demonstra preferência por algum tipo de brinquedo, ri quando estimulado, ficando animado e com a respiração acelerada. Também se aquieta com música suave. (Meus dois filhos se acalmavam bem com as músicas que eu ouvia quando eles estavam na barriga.) Gosta de ficar no colo, na posição semi-sentada e não quer mais ficar na cama o tempo todo. Para o bebê de quatro meses, tudo é brincadeira: mamar, tomar banho, passear….

Seu desenvolvimento motor apresenta progressos como: mexer com os dedos; consegue pegar e soltar objetos pequenos; deitado, vira a cabeça em qualquer direção, e a levanta se apoiado nos cotovelos; deitado, gosta de ver as mãos e os pés; apoiado, senta-se por alguns segundos.

Quanto à amamentação, muitas mães, mesmo em amamentação exclusiva, devem começar o desmame porque logo voltarão a trabalhar fora. O desmame é o início da substituição da alimentação exclusiva do leite materno ou artificial por outros alimentos. Ele deve ser feito gradativamente, constituindo um prazer e não um conflito entre o bebê e sua mãe.

A alimentação no quarto mês (120 a 150 dias), em geral, obedece aos mesmos critérios do terceiro mês, mas caso ele já esteja habituado às frutas, pode-se introduzir novos tipos de alimentos como sopas de legumes. Com leite materno, o volume de cada refeição pode variar de 175 a 200 ml. Com o leite artificial, o volume total diário é de 600 a 700ml em três mamadeiras intercaladas com a papinha de frutas e a sopinha de legumes.

quarto-mes

 

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO QUARTO MÊS

Evolução motora: O bebê mantém a cabeça erguida quando no colo. Mantém a posição simétrica quando deitado de costas, se apóia nos cotovelos. Observando as próprias mãos, movimenta-as diante dos olhos. Segura um chocalho com as mãos e o examina. Procura utilizar as mãos para alcançar um brinquedo.

Comportamento emocional: é mais tranquilo com a mãe e mais brincalhão e agitado com o pai. Normalmente é carinhoso com ambos.

Progresso da linguagem: Verbaliza alguns sons semelhantes ao gargarejo, mostra habilidade para emitir e diferenciar alguns sons, balbuciando vogais.

Comportamento pessoal e social: Sorri espontaneamente. No mês anterior, o sorriso do bebê era provocado. Agora ele sorri por vontade própria.

Neste mês você deve  levar o seu bebê ao posto de saúde, para que ele receba a segunda dose das vacinas Pentavalente, contra Paralisia infantil e Rotavirus.

8 thoughts on “Cuidando do seu Bebê – O quarto mês

  • 8 de maio de 2020 at 20:05
    Permalink

    Muito bom artigo e de fácil leitura, parabéns pelo blog e pelo belo trabalho que vem desenvolvendo. Abraços.

    Reply
  • 2 de agosto de 2020 at 19:10
    Permalink

    Parabéns pelo artigo, bem claro na explicação e importante para mães que esta iniciando.

    Reply
  • 2 de agosto de 2020 at 19:13
    Permalink

    Muito bom o artigo, boa iniciativa, pois tem mães que não tem conhecimento de informação importantes.

    Reply
  • 15 de setembro de 2020 at 18:17
    Permalink

    parabéns pelo artigo, como é bom relembrar a importancia da respiração. nos momentos felizes, tristes e como forma comportamental no dia a dia.

    Reply
  • 12 de março de 2021 at 22:18
    Permalink

    Muito bom quero engravidar mas confesso que estou tensa, não faço ideia de como cuidar de criança preciso ler muito para entender kkk;

    Reply
  • 15 de julho de 2021 at 14:42
    Permalink

    Muito bom o artigo, pois tem mães que não tem conhecimento de informação importantes, agradeciida!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge