Cuidando do seu Bebê – O terceiro mês

No terceiro mês,o bebê já pode sustentar a cabeça e esta é a melhor prova de que o seu desenvolvimento psicomotor está perfeito.

Quanto ao crescimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 5750g e das meninas 5500g. A Estatura média é de 61cm para os meninos e 60cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 750g.

lagrimaNo terceiro mês o bebê chora com lágrimas pois em geral as glândulas lacrimais começam a funcionar nesse período. O dia a dia já é mais fácil tanto para os pais quanto para o próprio bebê. O bebê já interage bem mais e ele é tão delicioso que os pais ficam muito mais felizes por tê-lo. Ele já participa do lar sorrindo e olhando as pessoas, balbuciando. Pode parar a sua atividade para espiar a mãe, os irmãos, o pai ou outras pessoas. Reconhece a mãe e responde com todo o corpo a alegria da sua presença, balbucia e sorri diferente para ela. Aos três meses os reflexos naturais automáticos começam a desaparecer e surgem os da vontade, da percepção, revelando controle cerebral.

O bebê já faz muitas coisas: levanta a cabeça e a mantém para olhar melhor as coisas e as pessoas, segura objetos voluntariamente, sacode guizos, observa mãos e pés, se cansa de sons e figuras repetidas, murmura os sons A, E, O, balbucia, chora menos, fica acordado por mais tempo, pára de chupar para ouvir, depois continua fazendo as duas coisas, olha para o brinquedo que faz barulho e sorri para a mãe. A voz da mãe é para ele o som favorito, pois ele a associa a calor humano, conforto e comida.

O passeio é necessário pois quanto mais ele vê, mais ele aprende.

Como o seu bebê já se movimenta mais, é importante protegê-lo contra acidentes como quedas, não deixando-o sozinho sobre uma cama por exemplo, evitar travesseiros e cobertores muito pesados para evitar sufocação, os brinquedos devem ser grandes, sem pontas, fortes para não serem quebrados, isentos de tinta que possa ser absorvida pela boca, evitar objetos que o bebê possa alcançar no berço, como botões pequenos por exemplo.

Quanto à amamentação do terceiro mês (90 a 120 dias), o volume de cada mamada será de 150 a 200ml conforme o apetite do bebê. O intervalo ficará por conta do bebê, de três em três horas, quatro em quatro horas, cinco em cinco horas, desde que ele esteja engordando e se desenvolvendo bem.

Com alimentação artificial, ao completar três meses o bebê que não mama exclusivamente ao seio deverá deixar de alimentar-se exclusivamente com o leite e faz no mínimo cinco refeições, três mamadeiras de leite, uma papinha de frutas e uma sopa de legumes. O esquema de alimentação, que alimentos oferecer, em que combinações e horários, deve ser definido pelo seu pediatra para que você tenha sucesso neste novo tipo de alimentação.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO TERCEIRO MÊS

Evolução motora: Ele controla a cabeça, mantendo-a levantada quando deitado de bruços. Fixa o olhar, determinando preferência.

Comportamento emocional: Seu sorriso é provocado em resposta aos agrados dos adultos.

Capacidade de adaptação: Olha os guizos coloridos e sonoros. Aceita o alimento mais engrossado (após a introdução do regime de cereais e de frutas)

Progresso da linguagem: Ele começa a balbuciar.

Comportamento pessoal e social: O bebê mostra-se sorridente, simpático, ou então de fisionomia séria. O sorriso pode revelar um bom apetite do bebê.

As mães que trabalham fora e estão de licença maternidade devem começar neste mês a procurar uma escolinha que tenha berçário, uma babá ou combinar com a avó, caso ela possa, pois logo logo terão que entrar nessa nova rotina com o seu bebê e devem escolher a melhor solução possível para que tanto o bebê quanto a mãe possam ficar tranquilos durante o período de trabalho.

One thought on “Cuidando do seu Bebê – O terceiro mês

  • 17 de agosto de 2016 at 20:34
    Permalink

    Minha filha realmente ficou bem mais sorridente a partir do 3° mês 😀

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge