Cuidando do seu Bebê – A terceira semana

Nesta semana, o peso do seu bebê continua aumentando, em média 30g por dia ou aproximadamente 200g por semana.

Aos quinze dias, o coto umbilical deverá ter caído mas se não caiu ainda, não significa nada de anormal. Em alguns casos, do ponto da cicatriz poderá sair uma secreção com formação de uma carne esponjosa denominada granuloma, que deverá ser tocada diariamente com nitrato de prata.

A amamentação continua aumentando a produção de leite, então é importante manter a mamada noturna para conseguir uma maior produção de leite.  A alimentação ao seio deve ser de 80 a 90ml, de três em três horas. Total diário de 480 a 540ml.

Na alimentação artificial, o bebê mamará de 80 a 90 ml, de três em três horas, num total diário de 480 a 540 ml e também deve-se oferecer água nos intervalos das mamadas, filtrada e fervida.

choro-bebeO  bebê não chora para fazer malcriação, mas para nos revelar que alguma coisa o desagrada ou maltrata. A criança chora porque é o único meio que ela dispõe para se comunicar, já que ainda não fala, sorri ou gesticula. O choro surgirá quando houver sono, sede, fome, frio ou calor. As cólicas poderão acontecer. O bebê se contorce e fica aliviado quando for comprimido seu abdome de encontro ao corpo materno, pele contra pele, ou quando se aquece a barriguinha com compressa morna. Pode se administrar uma a duas gotas de um antiespasmódico, diluídas em pouca água, colocadas diretamente na boca com auxílio de um conta-gotas de seis em seis ou de oito em oito horas. Não é aconselhável deixar o bebê chorar desesperadamente por muito tempo.

O bebê ainda dorme a maior parte do tempo. Neste período, o bebê pode sentir necessidade de ficar chupando os dedos e as mãos. Começam a aparecer as lágrimas.

Alguns bebês apresentam nódulos pequenos, do tamanho da cabeça de um alfinete, cor de cera, geralmente localizados no nariz ou na face, que se denominam milium. Não têm maior significado e desaparecem em poucos dias.

A presença de uma tumefação dos seios, tanto no sexo masculino como no feminino, denomina-se mastite fisiológica, atingindo em certos casos apreciável volume. quando espremida, jorra leite idêntico ao materno. É um dos fenômenos da chamada crise hormonal do recém-nascido, provocada pelo hormônio materno. O tratamento consistirá apenas na aplicação local de compressas; nunca esprema, pois o trauma levará à formação de inflamações e abscessos, que exigirão o emprego de antibióticos ou intervenção cirúrgica.

Por volta do 15º dia, pode surgir um caroço no lado direito ou esquerdo do pescoço. É um caroço duro e indolor, que desaparece dentro de alguns meses. É devido  a uma pequena hemorragia de um músculo importante do pescoço (o esternocleidomastóideo), consequente ao trabalho de parto, mesmo quando realizado com a mais perfeita técnica. Na maioria dos casos, a cura é espontânea, mas há casos de fibrose com encurtamento de músculo que exige fisioterapia ou tratamento cirúrgico. Neste caso, também estão indicados exercícios musculares e massagens suaves.

One thought on “Cuidando do seu Bebê – A terceira semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge