Cuidando do seu Bebê – A quarta semana

banho de solCom quatro semanas o bebê já não é tão frágil como ao nascer. A imunidade do recém-nascido é incompleta, e aos poucos ele vai reforçando suas defessas. Primeiro ele possui os anticorpos que recebeu pela placenta durante a gravidez.Esses anticorpos permanecem durante muitos meses após o nascimento, mas em quantidade cada vez menor. Então o bebê passa a receber anticorpos pelo leite materno, essencial na fase vulnerável da sua vida. Mais tarde, vai recebendo mais proteção com as vacinas determinadas para os seus primeiros anos de vida.

O peso do bebê continuará a aumentar, em média, 30g por dia. Assim, ele terá 400g a mais que o seu peso ao nascimento.

Na quarta semana, a alimentação ao seio deve ser de três em três horas, de 90 a 100ml a cada vez. Mas existem bebês mais esfomeados que chegam a mamar 120ml ou mais a cada vez. A mesma medida serve para a alimentação artificial, mas no final do primeiro mês, para as crianças que estão em alimentação artificial, já é possível começar a dar suco de laranja-lima em doses de 10 a 20 ml nos intervalos das mamadas.

A oferta de líquidos dependerá da temperatura ambiente, não sendo necessário dar líquido quando a criança for amamentada exclusivamente ao seio, exceto se ela estiver doente (com febre alta, diarréia) ou em dias excessivamente quentes.

A pele do bebê, bastante delicada, frequentemente pode apresentar brotoejas, que são erupções formadas por pequenas bolinhas (vesículas) acompanhadas de prurido (coceira). Para evitar brotoejas, mantenha o bebê num lugar fresco e ventilado, use uma esteirinha entre o lençol e o impermeável, além de usar roupas 100% algodão, dê dois a três banhos por dia e se quiser, dilua uma colher de sopa de maisena em dois litros de água morna e aplique sobre a pele antes do banho.

Em alguns bebês aparecem escamações gordurosas na cabeça, denominada seborréia do couro cabeludo, permanecendo esbranquiçada, com perda de cabelos. A seborréia surge geralmente antes dos três meses, não produzindo coceira. O bebê não fica irritado, permanece calmo e o tratamento consiste na remoção da crostas previamente amolecidas com óleo ligeiramente aquecido.

Nesta semana você já pode começar com os banhos de sol para o seu bebê, cuidando sempre para deixá-lo no sol da manhã, antes das 10:00hs ou da tarde, após as 16:00hs. Você pode fazer esses banhos de sol passeando com o seu bebê nesses horários.

Ao final do primeiro mês, o bebê deve tomar a seguintes vacinas: BCG (para tuberculose), que é a vacina que forma a cicatriz no braço, e a segunda dose da hepatite B. Lembrando que a primeira dose da hepatite B foi dada na maternidade, logo que ele nasceu.

Se correu tudo bem, a segunda consulta ao pediatra deve ser marcada próximo à data em que o bebê completa um mês de idade e assim sucessivamente, mês a mês até que ele complete um ano de idade. Mesmo que esteja tudo bem com o bebê, é muito importante levá-lo ao pediatra todos os meses para que seja pesado, medido e examinado, garantindo assim que o seu desenvolvimento esteja normal.

One thought on “Cuidando do seu Bebê – A quarta semana

  • 31 de agosto de 2019 at 14:46
    Permalink

    Que grande dica para as mamães é uma matéria tão gostosa de ler que acrescenta muito em nossas vidas de mãe.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge