Gestação semana a semana – 12ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima segunda semana da gestação.

Como está a mamãe:

Se você teve enjôo matutino, deverá se sentir melhor a partir desta semana.

O útero cresce mais e seus órgãos se adaptam a esse crescimento. Talvez você ainda não note grandes mudanças externas, mas pode sentir mais vontade de ir ao banheiro, pois a bexiga fica mais comprimida. Entretanto fique tranquila, porque logo o seu corpo estará mais adaptado.

O médico poderá pedir uma ecografia de translucência nucal para esta semana. Este exame serve para detectar síndrome de Down através da medida da nuca do bebê.

12semanaComo está seu bebê:

Na décima segunda semana da gestação, o seu bebê tem 10 semanas de vida. Ele mede cerca de 61 mm da cabeça às nádegas e pesa de 8 a 14g.

Agora, o seu bebê está totalmente formado, da cabeça aos pés, embora os órgãos continuem a se desenvolver, especialmente o cérebro. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. A gestação está mais firme, o bebê já move os pés e as mãos, pode sorrir, franzir a testa e chupar dedo. A cabeça do bebê está mais arredondada e ele já tem pálpebras.

Os órgãos genitais passam a assumir  as características do gênero. O cordão umbilical está muito ocupado, fazendo o sangue circular entre a placenta e o bebê, para mantê-lo nutrido e livre dos resíduos produzidos por seu rápido crescimento.

Dicas da semana:

Você tem cuidado da sua saúde bucal? É muito importante cuidar de você. Quanto melhor você estiver, melhor para o seu bebê. Marque uma visita ao seu dentista e lembre-se de avisar sobre a sua gravidez.

2 thoughts on “Gestação semana a semana – 12ª semana

  • 20 de janeiro de 2016 at 3:46
    Permalink

    Excelente reflexão. A saúde bucal é essencial sob qualquer aspecto, pois são muitas as possibilidades de problemas de saúde ocasionados por ausência de uma boa higiene bucal. No caso de uma futura mãe, a importância cresce ainda mais, pois sua saúde precisa estar bem equilibrada para cuidar bem de seu bebê.

    Reply
  • 9 de novembro de 2016 at 21:07
    Permalink

    Muito Legal! Gostei do artigo a importância de saber o processo da gestação e desenvolvimento do bebê. Criança é sempre especial, recomendo também aprender sobre
    características do autismo e como saber os sintomas, tudo que envolve a criança temos que estar muito atentos nos conhecimentos.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge