Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima segunda semana da gestação.
Como está a mamãe:
Se você teve enjôo matutino, deverá se sentir melhor a partir desta semana.
O útero cresce mais e seus órgãos se adaptam a esse crescimento. Talvez você ainda não note grandes mudanças externas, mas pode sentir mais vontade de ir ao banheiro, pois a bexiga fica mais comprimida. Entretanto fique tranquila, porque logo o seu corpo estará mais adaptado.
O médico poderá pedir uma ecografia de translucência nucal para esta semana. Este exame serve para detectar síndrome de Down através da medida da nuca do bebê.
Na décima segunda semana da gestação, o seu bebê tem 10 semanas de vida. Ele mede cerca de 61 mm da cabeça às nádegas e pesa de 8 a 14g.
Agora, o seu bebê está totalmente formado, da cabeça aos pés, embora os órgãos continuem a se desenvolver, especialmente o cérebro. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. A gestação está mais firme, o bebê já move os pés e as mãos, pode sorrir, franzir a testa e chupar dedo. A cabeça do bebê está mais arredondada e ele já tem pálpebras.
Os órgãos genitais passam a assumir as características do gênero. O cordão umbilical está muito ocupado, fazendo o sangue circular entre a placenta e o bebê, para mantê-lo nutrido e livre dos resíduos produzidos por seu rápido crescimento.
Dicas da semana:
Você tem cuidado da sua saúde bucal? É muito importante cuidar de você. Quanto melhor você estiver, melhor para o seu bebê. Marque uma visita ao seu dentista e lembre-se de avisar sobre a sua gravidez.
Excelente reflexão. A saúde bucal é essencial sob qualquer aspecto, pois são muitas as possibilidades de problemas de saúde ocasionados por ausência de uma boa higiene bucal. No caso de uma futura mãe, a importância cresce ainda mais, pois sua saúde precisa estar bem equilibrada para cuidar bem de seu bebê.
Muito Legal! Gostei do artigo a importância de saber o processo da gestação e desenvolvimento do bebê. Criança é sempre especial, recomendo também aprender sobre
características do autismo e como saber os sintomas, tudo que envolve a criança temos que estar muito atentos nos conhecimentos.