Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima primeira semana da gestação.
Como está a mamãe:
Aos poucos os enjôos passam e o apetite aumenta. Seu útero cresce e deve estar do tamanho de uma bola de beisebol.
Suas mãos e pés podem ficar mais quentes, pelo aumento do volume sanguíneo. Você também pode sentir mais sede do que o costume, porque o seu corpo sinaliza que precisa de mais liquido.
É normal, nesta fase, um aumento de peso de 1Kg, embora algumas mulheres percam peso no primeiro trimestre caso sintam muita náusea.
Como está seu bebê:
Na décima primeira semana da gestação, o seu bebê tem 9 semanas de vida. Ele mede de 44 a 60 mm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 8g.
O desenvolvimento do bebê ultrapassou a fase crítica e, daqui em diante, ele corre menos riscos de ter anomalias congênitas ou de ser afetado por infecções e certas drogas.
No final da semana, o corpo do bebê dobrará de comprimento e a cabeça terá quase metade do tamanho do corpo. Dentro das pálpebras, começam a surgir as íris, que mais tarde protegerão os olhos do excesso de luminosidade. O bebê já pode bocejar, sugar e engolir.
Os órgãos vitais estão totalmente formados e começam a funcionar. Até o final da gestação eles só precisam crescer. Unhas e cabelos começam a aparecer. O coração continua bombeando sangue para todos os órgãos internos, inclusive o cordão umbilical, que transfere o sangue para a placenta, que está quase toda formada. Os testículos ou os ovários do bebê estão formados.
Em torno da 11ª semana, poderá ser colhida uma amostra do vilo coriônico para pesquisa de anomalias e doenças hereditárias.
No projeto de escolha para o quarto, pense em temas que sejam fáceis para compor com outros elementos, como os presentes que a criança pode ganhar.