Gestação semana a semana – 11ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima primeira semana da gestação.

Como está a mamãe:

Aos poucos os enjôos passam e o apetite aumenta. Seu útero cresce e deve estar do tamanho de uma bola de beisebol.

Suas mãos e pés podem ficar mais quentes, pelo aumento do volume sanguíneo. Você também pode sentir mais sede do que o costume, porque o seu corpo sinaliza que precisa de mais liquido.

É normal, nesta fase, um aumento de peso de 1Kg, embora algumas mulheres percam peso no primeiro trimestre caso sintam muita náusea.

Como está seu bebê:

Na décima primeira semana da gestação, o seu bebê tem 9 semanas de vida. Ele mede de 44 a 60 mm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 8g.

O desenvolvimento do bebê ultrapassou a fase crítica e, daqui em diante, ele corre menos riscos de ter anomalias congênitas ou de ser afetado por infecções e certas drogas.

No final da semana, o corpo do bebê dobrará de comprimento e a cabeça terá quase metade do tamanho do corpo. Dentro das pálpebras, começam a surgir as íris, que mais tarde protegerão os olhos do excesso de luminosidade. O bebê já pode bocejar, sugar e engolir.

Os órgãos vitais estão totalmente formados e começam a funcionar. Até o final da gestação eles só precisam crescer. Unhas e cabelos começam a aparecer. O coração continua bombeando sangue para todos os órgãos internos, inclusive o cordão umbilical, que transfere o sangue para a placenta, que está quase toda formada. Os testículos ou os ovários do bebê estão formados.

vilo corionicoDicas da semana:

Em torno da 11ª semana, poderá ser colhida uma amostra do vilo coriônico para pesquisa de anomalias e doenças hereditárias.

No projeto de escolha para o quarto, pense em temas que sejam fáceis para compor com outros elementos, como os presentes que a criança pode ganhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge