Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima terceira semana da gestação.
Como está a mamãe:
Este é o marco final do primeiro trimestre, quando o desenvolvimento dos órgãos vitais e das estruturas do seu bebê está concluído.
O risco de aborto cai cerca de 65%.
Os enjôos devem diminuir, mas procure comer antes de sentir fome para evitar mal-estar. Preste atenção aos sinais do seu corpo: se sentir sono e puder, durma um pouco; se cansar, sente-se e descanse.
Você também pode sentir uma espécie de fisgada perto da virilha, o que é normal, mas se ficar mais intenso, comente com o seu médico.
Como está seu bebê:
Na décima terceira semana de gestação, o seu bebê tem 11 semanas de vida. Ele mede de 65 a 78mm da cabeça às nádegas e pesa de 13 a 20g.
Apesar de completamente formado, o bebê ainda não consegue sobreviver fora do útero porque seus órgãos internos, especialmente os pulmões, não amadureceram suficientemente. Os intestinos já se moveram para dentro da cavidade abdominal, o fígado começa a segregar bile e o pâncreas a produzir insulina.
Detalhes da face estão se definindo. a partir de agora, já existe a possibilidade de perceber o sexo do bebê, mas depende da posição do feto; por isso, não se preocupe se ainda não der para descobrir.
Pesquisas sugerem que o bebê começa a perceber os sons. As orelhas só estarão formadas na 24ª semana, mas acredita-se que os bebês possam ouvir sons por meio de receptores de vibração em sua pele.
Dicas da semana:
Se praticar atividades esportivas, mantenha-as, mas pergunte ao seu médico se determinada atividade e o ritmo são apropriados.
Quando comprar quaisquer móveis ou objetos para o quarto do bebê, escolha sempre com as bordas e os cantos arredondados. Lembre-se: daqui a pouco o seu filho vai dar os primeiros passos e vai esbarrar por aí.