Os pais devem levar o bebê para dormir na sua cama?

Esta é uma dúvida universal. E surge justamente quando os pais já estão cansados de não dormir direito por ter que ficar embalando o bebê que troca o dia pela noite várias noites seguidas…. e precisam dormir de noite para trabalhar no dia seguinte!

dormir no meio dos paisE olhe que acontece com praticamente todo bebê. Chega uma época, mesmo que ele já esteja maiorzinho, em que o bebê simplesmente não dorme de noite. Fica aceso, querendo brincar, falar, e não adianta dar o mamá, pois ele mama e mesmo assim continua acordado…

Você pode tentar fazer o seu bebê pegar no sono embalando o bebê, ninando, cantando uma música bem suave, ou tocando uma música suave para ele relaxar, tentar dar a chupeta, sentar com ele no colo e balançar suavemente numa cadeira de balanço, ligar a televisão no Discovery Kids de madrugada, num volume bem baixo (cuidado pois isso pode deixar alguns bebês sonolentos e outros mais ligados ainda)… e se nada adiantar, chega uma hora em que ele só dormirá deitadinho no meio da cama dos pais, encostadinho no rosto da mãe, ouvindo a sua respiração….

Ao meu ver, se o bebê ainda é muito pequeno, você não pode deixar ele dormir no meio dos pais, pois existe o perigo do pai ou da mãe rolar por cima dele e sufocar. Mas se a criança já está maior e sabe reagir a esse tipo de perigo, fica muito mais fácil para os pais, principalmente para a mãe, trazê-la para a sua cama numa dessas noites de insônia interminável….

Eu me lembro de dormir no meio dos meus pais algumas noites, e se me lembro, não era mais tão pequena assim. Meu marido dormiu no meio dos seus pais por um bom tempo, conforme conta a minha sogra. Minha filha dormiu no nosso meio até os 3 anos de idade. A primeira vez, tinha um ano e pouquinho, e tive que trazê-la para a minha cama porque nada a fazia dormir sozinha e o dia já estava nascendo….depois trazia para a minha cama porque cansava de ir ver se ela estava coberta nas madrugadas frias de inverno… e no nosso meio eu tinha certeza de que ela dormiria mais quentinha… depois ela é que não queria mais dormir sozinha no berço ou na sua caminha… Quando ia fazer 4 anos, decidiu que iria dormir na sua cama sozinha. Então, no aniversário de 4 anos, foi dormir na sua cama bonitinha e permaneceu assim. Meu filho ainda não precisou vir dormir no nosso meio e continua dormindo bem no berço. Mas se um dia precisar, não terei dúvidas em trazê-lo. É uma fase e quando a criança cresce ela mesma acaba indo dormir em seu quarto sozinha, naturalmente.

Várias publicações conceituadas abordam o tema de diversos pontos de vista, mas até agora não se conseguiu provar que crianças que dormiram no meio dos pais se tornaram mais tarde  ansiosas, de mau comportamento ou de baixo rendimento escolar.

Os pais devem verificar sempre se o motivo da falta de sono é fome, sede, frio, calor, febre ou medo, e tentar acalmar seu filho, incentivando-o a dormir sozinho em seu berço ou em sua cama. Mas se não der, levar a criança para a cama dos pais é uma prova de amor e cuidado, e isso, com certeza, ela perceberá.

 

 

 

4 thoughts on “Os pais devem levar o bebê para dormir na sua cama?

  • 9 de março de 2018 at 21:20
    Permalink

    Eu acho que não, porque depois a criança não vai querer dormir sozinha.

    Reply
  • 2 de fevereiro de 2019 at 17:35
    Permalink

    Necessário estabelecer a rotina do bebê e proporcionar o espaço e ambiente agradável
    Os pais também precisam dormir

    Reply
  • 12 de julho de 2019 at 21:00
    Permalink

    Quando é muito novinho, da medo mesmo, pode machucar o bebe

    Reply
  • 25 de novembro de 2019 at 18:13
    Permalink

    Olha eu não aconselharia, já houve muitos casos de bebes que morreram assim..

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge