Diarréia X Constipação dos Bebês

Esse assunto não é legal, mas é importante observá-lo na vida do seu bebê pois está relacionado a vários casos de desconforto por cólicas e mal estar do bebê.

A evacuação normal do bebê enquanto ele só mama, é de fezes aquosas, de tom amarelo-ouro e cheiro ácido, sendo que ele evacua de duas a quatro vezes por dia. O bebê pode estar com diarreia se ele evacua muito mais vezes por dia e se as fezes estão mais líquidas que o normal, com cor ou aspecto diferente do normal.

Nos dois primeiros meses de vida, é normal o bebê evacuar após cada mamada. Isso não significa que ele está com diarreia. Bebês que mamam exclusivamente no peito também costumam evacuar mais vezes que os com alimentação artificial.

A diarreia verde nada mais é do que presença de gases no intestino do bebê, pois as evacuações expostas ao ar ficam verdes, mesmo se o ar estiver dentro do intestino do seu bebê. Elas podem ser um indicativo de que o seu bebê pode estar tendo cólicas em função desses gases intestinais.

Vários fatores podem provocar a diarreia no bebê, entre eles, a superalimentação, bastando aumentar os intervalos entre as mamadas para corrigir; alergia ao leite, que pode ser observada em bebês em que tudo está correto (horários das mamadas, quantidade mamada, saúde em geral), mas mesmo assim apresentam diarreia; infecção, que deixa o bebê bem abatido, além da diarreia.

Independente do fator causador, toda diarreia deve ser comunicada imediatamente ao pediatra pois ele indicará o melhor tratamento.

Já a constipação é relativamente frequente no primeiro mês de vida, não apresentando perigo imediato, mas requer maior atenção quanto à alimentação do bebê.

O bebê que em regime de amamentação exclusiva apresentar prisão de ventre, deve ter seu ganho de peso acompanhado mais de perto, pois se além da prisão de ventre não engorda, está claro que está hipoalimentado e precisa aumentar a frequencia das mamadas ou estabelecer alimentação mista.

mamaoOs bebês em alimentação artificial tendem a ter mais prisão de ventre e nesse caso você pode tentar trocar o tipo do leite em fórmula para ver se melhora. Além disso, dar suco de laranja lima ou chá de ameixa preta nos intervalos das mamadas ajuda bastante o trânsito intestinal.

Se a prisão de ventre ultrapassar 48 horas, você deve utilizar um supositório de glicerina pois deixar um tempo maior que este pode ressecar demasiadamente as fezes e machucar o seu bebê.

Se o bebê tiver mais que três meses, você pode tentar dar frutas como papa de mamão, pera bem madurinha, banana caturra bem madura ou caldo de ameixa preta para ajudar.

Para os meus dois filhos, mamão papaya raspadinho era o melhor remédio para o intestino preso.

3 thoughts on “Diarréia X Constipação dos Bebês

  • 13 de junho de 2018 at 14:15
    Permalink

    Nossa meu filhinho de 2 anos sofre muito com intestino preso e chora muito, eu tenho usado muito o mamão e tenho visto que tem ajudado. Gostei das dicas do artigo. Parabéns.

    Reply
  • 13 de junho de 2018 at 14:16
    Permalink

    Intestino preso é algo que atrapalha muito no nosso dia a dia, eu já tive muitos problemas por causa disso, mas graças a Deus hoje em dia tenho estado mais confortável, pois tenho procurado ter uma alimentação melhor para ajudar nesse quesito.

    Reply
  • 26 de junho de 2022 at 3:08
    Permalink

    Oi, Agnes, esse assunto com certeza é muito importante de ser abordado. A gente passou por isso aqui em casa e foi assustador. Parabéns pelo artigo, com certeza irá ajudar muita gente!
    Eduardo Silva postado recentemente…Receita de estrogonofe de carneMy Profile

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge