Cuidando do seu Bebê – O segundo mês

VACINANo segundo mês, a mãe deve conversar bastante com seu filho pois ele adora ouvir a voz materna!

Quanto ao desenvolvimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 5000g e das meninas 4800g. A Estatura média é de 57cm para os meninos e 55cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 750g.

O bebê até os três meses é um mistério para os seus pais pois eles só o conhecerão bem após este período. Mas o bebê já sente bem a presença dos pais, mesmo estando sonolento.

Durante o dia, há bebês que nesta idade chegam a ficar acordados até 10 horas por dia. Já começam a demonstrar preferência do lado do corpo para dormir e ficam mais acordados quando têm companhia. Em geral, podem dormir até sete horas ou mais seguidas, principalmente durante a noite. Do segundo ao terceiro mês em diante, não exagere no silêncio da casa pois o bebê precisa se habituar gradativamente aos ruídos suaves, cotidianos e inevitáveis.

É através da visão que ele percebe o ambiente em que vive e que influenciará seu comportamento e aprendizagem futuros. ele irá, por curtos períodos de repetição, acumulando conhecimentos e aprendendo. Através da visão ele aprende a reconhecer a face familiar boa e segura.

É bom brincar com o bebê na hora do banho e à tarde, sobretudo quando o pai volta para casa. Com dois meses completos, ele já gosta de ouvir a voz da sua mãe, ou mesmo música e adora seguir os movimentos de uma pessoa que anda pelo quarto. Sua fisionomia já expressa alegria e dor e ele adora receber um cafuné, que é um excelente calmante para os mais agitados.

Quanto à amamentação do segundo mês (60 a 90 dias), o bebê já estará com uma rotina de horário estabelecida e ele mesmo determinou o ritmo próprio de mamadas de acordo com a sua fome. Nesta idade é bom oferecer de seis a sete mamadas por dia. Em média, a criança mama a cada duas ou três horas durante o dia e a cada quatro ou cinco horas durante a noite. À medida que ela mama mais, por mais tempo, o número de mamadas vai diminuindo e a mamada noturna será suprimida naturalmente.

Com alimentação artificial, o volume total é de 850ml por dia. Mais ou menos 150ml em cada mamada. E agora você deve oferecer de 50 a 100 ml de suco de laranja lima por dia.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO SEGUNDO MÊS

Evolução motora: O bebê mantém sua cabeça constantemente para trás. Colocado de bruços, levanta o queixo por alguns segundos.

Comportamento emocional: Já pode ser percebido um esboço de satisfação, excitamento, alegria ou angústia nas suas expressões fisionômicas. Pára de chorar quando é apanhado ao colo, movimenta as pernas como se estivesse pedalando, torce o corpo para mostrar alegria.

Capacidade de adaptação: Vira a cabeça ao escutar um ruído, acompanha com os olhos os objetos que se movem, presta atenção a uma voz em surdina.

Progresso da linguagem: Vocaliza alguns sons (Ah… Eh… Uh…)

Comportamento pessoal e social: Já esboça determinada e discreta reação física. Procura livrar-se de uma fralda colocada sobre o rosto, por exemplo.

Neste mês você deve  levar o seu bebê ao posto de saúde, para que ele receba a primeira dose das vacinas Pentavalente, contra Paralisia infantil e Rotavirus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge