Cuidando do seu Bebê – O quarto dia

No quarto dia o recém-nascido ainda tem uma redução de peso mas já começa a se estabilizar. O coto umbilical deverá estar parcialmente seco, mumificado. Em sua base será possível perceber uma cor amarelada, lembrando até pus, o que é normal. Continue pingando álcool 70 3 vezes ao dia até que ele caia sozinho.

O choro normalmente será por fome, sede, calor ou frio. As cólicas ainda são pouco freqüentes.

Ainda é importante observar de perto a amamentação, observar se a urina do bebê não está muito escura, se o bebê não apresenta febre, se mama o suficiente para estar satisfeito e dormir pelo menos duas horas seguidas. Caso você tenha dúvidas se está tendo leite o suficiente, procure um pediatra, pois verificar o ganho de peso do bebê é a melhor maneira de saber se ele está mamando bem ou não. em caso de insuficiência do leite materno, será necessário complementar com leite artificial, mas isso somente o pediatra poderá indicar, pois alguns bebês apresentam alergia a alguns tipos de leite.

A rotina em casa continua um tanto bagunçada. Mesmo assim, você deve descansar o máximo que puder, aproveitando sempre que o seu bebê dormir, pois somente assim conseguirá se recuperar mais rapidamente do parto e estar bem forte para cuidar do seu bebê.

pai caseiroOs pais ainda estarão em licença e podem ajudar bastante com as tarefas da casa. Assim a mãe pode descansar um pouco mais, haja visto que é ela quem precisa acordar a toda hora para amamentar o bebê.

Além disso, caso ainda não tenham registrado o bebê, aproveitem este dia para fazê-lo. O pai pode ir sozinho ao cartório, com os documentos fornecidos pela maternidade, e efetuar o registro. Algumas maternidades possuem uma filial de cartório em seu interior, o que facilita bastante, pois assim você pode efetuar o registro de nascimento do seu filho antes mesmo de sair da maternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge