Cuidando do seu Bebê – O primeiro mês

No primeiro mês de vida, o bebê já conhece bem a voz e o cheiro da sua mãe.

O peso médio dos meninos é de 4250g e das meninas 4050g. A Estatura média é de 55cm para os meninos e 54cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 750g.

sorriso-bebeNeste mês o bebê chora mais do que se mexe. Já apresenta sinais de satisfação durante o banho e reage ao sentir desconforto. A maioria dos bebês ainda dorme o dia inteiro, mas alguns acordam por volta da meia noite ou trocam o dia pela noite. Há os que acordam entre duas e seis horas da manhã, ficando uma hora acordados. Geralmente fecham os olhos quando mamam e depois de satisfeitos caem em sono profundo, como se estivessem anestesiados. O bebê não tem horários. O dia e a noite dependem do seu apetite ou de suas cólicas. Mas o ritmo vai lentam,ente se estabelecendo, não havendo um prazo fixo para todos.

A mãe não deve impor o seu ritmo e suas regras antes de observar como o bebê manifesta suas necessidades e como reage aos cuidados que ela lhe dá. Cada bebê tem sua personalidade desde o primeiro dia de vida e as primeiras semanas de intimidade podem influenciar todo o seu futuro. Então cada mãe deve encontrar a melhor maneira de se relacionar com o seu filho.

As golfadas e espirros, tão frequentes nas suas duas primeiras semanas de vida, vão desaparecendo. Mantém sempre as mãos fechadas e é muito difícil abri-las.

Quanto à alimentação, o bebê deve mamar de três em três horas, ou de quatro em quatro horas, de acordo com a sua necessidade. O volume deve ser em média de 100 a 120ml num total de 600 a 720ml por dia. Ao seio, o volume das mamadas varia de acordo com as horas do dia, sendo que normalmente a mamada das seis horas da manhã é a mais volumosa e a das seis da tarde a menos volumosa.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO PRIMEIRO MÊS

Evolução motora: O bebê sente atração por objetos brilhantes, mas o seu maior interesse se concentra em fisionomias humanas do que nos objetos. Quando é solicitada sua atenção visual, cessam os movimentos dos braços e das pernas. Comanda o próprio pescoço, preferindo colocar a cabeça de lado.

Comportamento emocional: Protesta, chora devido à dor, à fome ou ao desconforto. Fixa os olhos na mãe em resposta ao seu sorriso.

Capacidade de adaptação: Possui um ligeiro seguimento com os olhos. Não retém os objetos nas mãos por muito tempo. Para um bebê entre um a dois meses, as pessoas são vistas como manchas e as cores como se fosse um grande quadro. Pouco a pouco o bebê se habitua ao ritmo e aos ruídos da sua casa e alterações muito bruscas nessa rotina o perturbam.

Progresso da linguagem: Ele emite pequenos sons guturais.

Comportamento pessoal e social: Olha, com espanto, seu ambiente. Presta atenção nos sons ao seu redor e já conhece a voz e o cheiro da sua mãe.

O primeiro sorriso do bebê surge no final do primeiro mês, dormindo ou então olhando a sua mão. A mãe perceberá que ele a escuta quando ela fala. Nas primeiras semanas de vida tudo são reflexos e não atividades cognitivas mas mesmo com o recém-nascido a mãe perceberá as primeiras pistas para a futura personalidade do seu filho. Uns reclamam muito, outros não e estas diferenças individuais mostrarão se a mãe terá um bebê calmo ou não.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge