Cuidando do seu Bebê – O primeiro dia

Esta série de artigos será baseada no livro “A vida do Bebê” de Rinaldo de Lamare, que existe desde antes de eu mesma nascer, mas que me ajudou e me ajuda muito no dia a dia com meus dois filhos. Além das dicas que considero importantes no livro, pois algumas coisas do livro estão ultrapassadas, acrescentarei dicas minhas adquiridas ao longo desses maus 6 anos sendo mãe.

recem-nascidoNo primeiro dia, os primeiros cuidados de que o seu bebê necessita serão tomados no hospital, pelo pediatra que acompanhou o parto e sua equipe de enfermagem. O seu bebê terá a sua pele limpa, sua boca e narinas serão aspiradas para que possa respirar melhor, receberá uma aplicação de vitamina K, receberá o curativo do coto umbilical, a desinfecção dos olhos e será identificado com o nome da mãe.

A primeira mamada pode ser feita assim que a mãe e o bebê estiverem em condições satisfatórias. Se o parto for normal, pode ser feita logo após o parto. Caso não dê certo de cara, não se apavore pois é preciso pegar o jeitinho para conseguir amamentar com sucesso.

O ideal é que o bebê fique no quarto com a mãe desde o primeiro dia. Assim você já poderá conhecê-lo melhor, sentir o seu jeitinho,  observar suas necessidades, descobrir se o choro é de forme, de frio, etc… Quando  o bebê estiver no quarto, você já pode trocar sua fraldinha, pode segurá-lo sem medo, sempre cuidando com a cabecinha que ainda é bem mole.

O recém-nascido ainda não consegue se aquecer sozinho muito bem, então você deve cuidar para que ele esteja sempre bem quentinho. Principalmente se ele tiver nascido no inverno e em uma cidade de clima frio. Observe se ele não babou ou regurgitou na roupa, pois caso ela esteja molhada, deve ser trocada.

Levar uma chupeta para a maternidade pode ser uma boa, pois se o bebê pegar a chupeta poderá dar um pouquinho de descanso para a mãe poder dormir e repousar um pouco mais.

Aproveite para tirar o maior número de dúvidas possível na maternidade, perguntando tudo o que tiver dúvida para o pediatra e as enfermeiras. Pergunte sobre as mamadas, pergunte tudo o que tiver de dúvida sobre o estado de saúde do seu bebê, peça dicas para a hora do banho, a hora da troca de fralda, os cuidados básicos em relação ao coto umbilical, enfim tudo o que você precisa saber para cuidar bem do seu bebê. E para que as dúvidas surjam, você deve começar a cuidar desde o primeiro dia. Assim você poderá voltar para casa um pouco mais segura daqui a dois dias.

As visitas na maternidade devem ocorrer de preferência no segundo dia após o parto, para que a mãe e o bebê possam descansar melhor no primeiro dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge