Cuidando do seu Bebê – O oitavo mês

Aos oito meses, o bebê está se preparando para o maior marco de sua vida: depois de engatinhar, ele tentará ficar de pé.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 8450g e das meninas 8200g. A Estatura média é de 68cm para os meninos e 67cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 450g.

8mesesEmbora já engatinhe para ir onde quer, ele gasta grande parte do tempo procurando ficar de pé. As quedas, batendo com a cabeça, não o machucam tanto quanto se julga pois os ossos do crânio ainda são flexíveis, amortecendo os choques, não causando lesões como nos adultos. O bebê já está em constante atividade e pode engatinhar com uma das mãos, tendo a outra ocupada; pode engatinhar para frente e para trás. Seu comportamento é variado e as gavetas e os armários podem ser perigosos pois ele gosta de abri-los para tirar o que tiver dentro, ou então entrar neles. Portanto guarde em lugar alto e seguro objetos cortantes e remédios, pois serão levados à boca se ele os encontrar. É bom deixar a criança num quarto em que possa brincar e engatinhar à vontade. Nem todos os bebês se interessam pelo que está ao seu redor, outros são mais atentos. Se ele quiser segurar a mamadeira ou um biscoito, deve-se deixar.

Agora ele dorme uma ou duas vezes por dia, num total de dez a doze horas por dia.

Nesta idade ele já fica alerta quando é chamado e começa a entender o significado de algumas palavras. Adora os brinquedos, que são o seu mundo. Já estranha fortemente as pessoas e é muito apegado à sua mãe. Se aquieta com a voz materna. Precisa muito da interação olhos nos olhos com a sua mãe e a fata desse relacionamento pode causar atrasos em seu desenvolvimento mental e social. Para o bebê, a necessidade da presença da mãe é tão forte quanto a necessidade de se alimentar.

No oitavo mês, o regime alimentar será o mesmo do sétimo mês, e você deve estimular ainda mais a mastigação oferecendo alimentos granulosos bem picadinhos, biscoitos e pães torrados e até mesmo osso de carne para o bebê chupar.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO OITAVO MÊS

Evolução motora: O bebê consegue se sentar sozinho e olha ao seu redor. Levanta-se, quando ajudado, com as duas mãos. Não pára de brincar. Já deverá estar engatinhando.

Comportamento emocional: O bebê começa a apresentar sintomas de ansiedade. Começará a diferenciar pessoas amigas de estranhas, respondendo a estas com violentas reações de temor.

Capacidade de adaptação: Puxa os próprios cabelos. Transfere de mão os brinquedos. Percebe quando eles caem e procura apanhá-los. Mima seus brinquedos.

Progresso da linguagem: Pratica as consoantes B e P.

Comportamento pessoal e social: Devido ao nível de ansiedade e desconfiança que geralmente se apresenta nesta idade, ele só estica os braços para ir ao colo de pessoas conhecidas. Às vezes procura chamar a atenção dos outros. Não deve ser forçado nenhum contato.

Brinquedos: Nesta ocasião são muito apreciados os brinquedos flutuantes para a hora do banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge