Cuidando do seu Bebê – O décimo quinto mês

Aos 15 meses a criança já anda sozinha e diz algumas palavras. Ela usa todas as suas travessuras para sua satisfação e aprendizagem.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 10.600g e das meninas 10.400g. A Estatura média é de 77cm para os meninos e 76cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 200g.

Com quinze meses, a criança é muito simpática, não tão encabulada e não estranha tanto as pessoas. Até então era o centro das atenções, mas de agora em diante se movimentará e entrará na rotina da família pois suas atividades já fazem parte do horário familiar. Agora, a criança quer mais é passear. Está tão ocupada consigo mesma que não dá importância às outras pessoas. Pega o brinquedo das outras crianças, mas não quer emprestar os seus. Recorre à mãe porque ela representa carinho e proteção. Já se despede da mamadeira, chama atenção da mãe para as fraldas molhadas, procura rabiscar com lápis…Percebe que está crescendo e quer fazer coisas de adulto como falar ao telefone, dirigir carrinhos, varrer o chão, pentear os cabelos…. Já sobe bem as escadas, é muito ativa e usa todas as suas travessuras para sua satisfação e aprendizagem.

escovando os dentesQuanto à educação, a vontade de poder fazer as coisas que os adultos fazem é um sinal sadio de inteligência da criança. Os pais devem aproveitar essas oportunidades para ensinar quais objetos eles podem pegar e brincar ou o que não podem. O fato da criança insistir em fazer sozinha as tarefas, sem interferência dos adultos, tentando e errando, faz com que adquira por meio da repetição a habilidade, o conhecimento. Ela gosta de pedir a seus pais para eles contarem e repetirem histórias e canções diversas vezes, até que consiga memorizar e saber para depois fazê-lo sozinha.

Aos quinze meses a criança prefere falar, andar, subir, brincar do que comer e os problemas na alimentação surgem quando os pais a forçam a comer o que não gosta ou então mais do que precisa. Os pais devem atender às suas reclamações, que são feitas por gestos e ter paciência, pois o apetite da criança normalmente diminui entre o 15º e o 18º mês. Então a melhor ocasião para introduzir novos alimentos  é quando ela estiver verdadeiramente com fome.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO DÉCIMO QUINTO MÊS

Evolução motora: Anda sozinha, cambaleando. Sobe alguns poucos degraus.

Comportamento emocional: Apresenta certo grau de altivez. Mostra entusiasmo pelos objetos de seu agrado e irrita-se quando procuram tirá-los.

Capacidade de adaptação: Abre caixas. Procura empilhar dois blocos, até quatro. Rabisca com o lápis.

Progresso da linguagem: Já diz quatro a seis palavras. Já denomina objetos e reconhece os familiares. Responde a frases familiares.

Comportamento pessoal e social: Troca a mamadeira pela caneca ou copo. Reclama da calça molhada. Vira páginas de cadernos e livros. Gosta de atirar objetos. Introduz o dedo em buracos.

Brinquedos: Gosta de carros para puxar, trenzinhos, caminhões, cama para bonecas. É bom deixar a criança brincar de tudo que se exercite e aprenda como subir, empurrar, cantar, varrer, espanar, martelar….

Aos quinze meses é muito importante incentivar a higiene dos dentes, para evitar cáries nos dentes de leite, evitando assim dor e dificuldade na formação da dentição definitiva. A cárie se apresenta como manchas brancas e opacas, sendo mais atingidos os primeiros molares entre os quatorze e dezesseis meses. Você já pode levar seu filho à primeira visita ao odontopediatra, que deve se repetir pelo menos uma vez a cada seis meses.

One thought on “Cuidando do seu Bebê – O décimo quinto mês

  • 13 de fevereiro de 2018 at 13:20
    Permalink

    Muito boa as informações, parabéns pelo artigo!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge