Gestação semana a semana – 40ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a quadragésima semana da gestação.

Como está a mamãe:

Esta é a semana em que você deverá dar à luz, mas somente 5% dos bebês nascem na data prevista para o parto (DPP). Você pode dar à luz duas semanas antes ou depois do previsto.

Você pode estar ruborizada porque a circulação funciona mais do que nunca e a pele esticada do abdômen pode estar coçando.

Relaxe, esse é o melhor conselho. Não se cobre nada e espere que o seu corpo dê os sinais e faça o seu papel. Lembre-se de que a data prevista para o parto é uma estimativa.

carrinho de bebeComo está seu bebê:

Na quadragésima semana de gestação, o seu bebê tem 38 semanas de vida. Ele mede de 37 a 38 cm da cabeça às nádegas com comprimento total de aproximadamente 48 a 50 cm.

Equipado com mais de 70 diferentes reflexos, o bebê está pronto para iniciar a sua vida fora do útero. Nesta etapa já desapareceu quase toda a vernix caseosa, 15% do seu corpo são constituídos de gordura e seu peito é saliente. No parto, a placenta se desprenderá da lateral do útero e o cordão umbilical vai parar de funcionar quando o bebê tomas os primeiros sopros de ar. A respiração provocará mudanças na estrutura do coração e das artérias secundárias, que vão desviar o sangue para o coração.

O dia previsto para o nascimento é provavelmente nesta semana, mas pode ser esperado até a 42ª semana. Caso a gestação se prolongue, deve ser acompanhada ainda mais de perto pelo médico. Agora é só esperar para ver o seu bebê!

Dicas da semana:

Evite ficar sozinha e se locomover demais. O tão esperado dia está chegando e talvez você ache que tudo passou muito depressa. em breve você terá o seu bebê no colo! em caso de dúvida, vá até o hospital, onde poderá ser examinada por um obstetra que contactará o seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge