Gestação semana a semana – 39ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a trigésima nona semana da gestação.

Como está a mamãe:

Sua excitação ou nervosismo podem aumentar com a proximidade do parto. Algumas mulheres já apresentam dilatação do colo uterino. Fique atenta aos menores sinais, como rompimento da bolsa d’água e neste caso, ligue imediatamente para o médico e vá para a maternidade.

O útero está ocupando todo o espaço da sua pelve e boa parte do seu abdômen, então você pode estar sentindo muito desconforto e mais vontade de ir ao banheiro. O seu peso deve estacionar; algumas mulheres chegam mesmo a perder peso na semana do parto.

ArthurComo está seu bebê:

Na trigésima nona semana de gestação, o seu bebê tem 37 semanas de vida. Ele mede cerca de 36 cm da cabeça às nádegas e pesa mais de 3,25kg.

A maior parte da penugem do bebê já desapareceu, agora ele se prepara para nascer. Ele vai engolir a penugem que, juntamente com outras secreções, estará armazenada nos seus intestinos. Isso tudo fará parte da primeira evacuação negra do bebê chamada mecônio. Os pulmões continuam amadurecendo e a produção de substância surfactante aumenta. Nesta etapa, talvez você não sinta mais todos os movimentos dele. Com 51 cm, o cordão umbilical é quase tão comprido como o seu bebê, da cabeça aos pés.

Os hormônios da gravidez produzidos pelo corpo da mãe podem provocar intumescimento nos seios de meninos e meninas ao nascer, e até mesmo a produção de pequeníssimas quantidades de leite. A genitália – lábios nas meninas e escroto nos meninos – também pode parecer aumentada. Todos esses efeitos colaterais desaparecem pouco depois do parto, quando o bebê é desligado do suprimento de sangue da mãe.

Quando o bebê nascer, terá no mínimo 300 ossos – mais do que os adultos, que têm 206. Alguns desses ossos vão se fundir quando o bebê estiver crescendo.

Dicas da semana:

Logo você vai dar o primeiro banho no seu bebê. Existem no mercado algumas alternativas para facilitar a sua vida. São redes ou cadeiras que se encaixam na banheira e tornam mais fácil segurar o bebê enquanto o lava.

2 thoughts on “Gestação semana a semana – 39ª semana

  • 4 de novembro de 2020 at 1:31
    Permalink

    Não vejo a hora de dar a luz ao meu primeiro filho João, estou na 20ª semana. Gosto muito dos artigos do seu site. Aprendo muito.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge