Gestação semana a semana – 38ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a trigésima oitava semana da gestação.

Como está a mamãe:

Você deve estar sentindo as contrações de Braxton Hicks, que não resultam em parto, pois são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia. As verdadeiras seguem intervalos regulares e cada vez mais curtos. Normalmente principiam no fundo do útero e se propagam para o púbis.

Em sua consulta pré-natal serão repetidos todos os exames de rotina que você vem fazendo.

Algumas mulheres sentem depressão no final da gestação, como resultado de um misto de emoções – ansiedade quanto à proximidade do parto, fadiga por dormir pouco e desejo de que a gravidez chegue ao fim. Se você se sentir assim, fale com seu médico e procure dedicar um tempo maior a si própria.

barriga-38-semanasComo está seu bebê:

Na trigésima oitava semana de gestação, o seu bebê tem 36 semanas de vida. Ele mede cerca de 35 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 3,1 kg.

Seu bebê está clinicamente maduro, pronto para nascer a qualquer momento. Os intestinos estiveram acumulando detritos, uma substância pegajosa preto-esverdeada chamada mecônio, que ele pode liberar antes ou depois do parto. Cabeça e abdômen têm agora a mesma circunferência. Os ossos, apesar de estarem prontos, possuem boa flexibilidade. Pode ficar tranquila pois a natureza é sábia!

A essa altura, seu médico provavelmente lhe dará uma idéia do tamanho do bebê. Mas esteja ciente de que será somente uma estimativa – ninguém sabe o tamanho exato do bebê até que ele nasça.

A placenta começa agora a envelhecer, pois seu papel na manutenção do bebê está chegando ao fim. Torna-se menos eficiente na transferência dos nutrientes e nela começam a aparecer coágulos de sangue e fragmentos de calcificação.

Dicas da semana:

Evite dirigir ou andar muito. Essa deve ser uma fase mais tranquila e você deve se resguardar um pouquinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge