Gestação semana a semana – 37ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a trigésima  sétima semana da gestação.

Como está a mamãe:

O seu bebê pode estar na posição que vai nascer e encaixado nos ossos da pelve, o que pode causar uma sensação sutil de alívio. Às vezes ocorre um corrimento vaginal mais forte. Lembre-se de  informar o seu médico sobre estas alterações.

O tamanho e a posição do seu bebê vão ser acompanhados em todos os exames pré-natais de agora em diante. A partir de agora, você com certeza poderá sentir as “contrações de treinamento”, conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Nelas, seu útero enrijece por cerca de 30 segundos e relaxa. Essas contrações não devem doer.

bebe a termoComo está seu bebê:

Na trigésima sétima semana de gestação, o seu bebê tem 35 semanas de vida. Ele mede cerca de 35 cm da cabeça às nádegas e pesa quase 2,95kg.

O seu bebê agora é considerado a termo, isto é, pode nascer a qualquer momento. Se o trabalho de parto começar agora, não se tentará interrompê-lo. Pesquisas sugerem que o bebê é quem realmente provoca o trabalho de parto, produzindo hormônios em reação ao ambiente limitado em que está. Esses hormônios provocam reações bioquímicas que dão início ao trabalho de parto.

Durante a maior parte da gestação, o bebê dependeu de você para protegê-lo contra infecções mas, aos poucos, seu próprio sistema imunológico começa a se desenvolver. Esse desenvolvimento continuará após o parto e a amamentação vai impulsionar a imunidade do bebê. No início, os seios da mãe produzem o colostro, uma substância rica em nutrientes e anticorpos. O leite que se segue é nutricionalmente balanceado e ajudará a proteger o bebê de infecções e a aumentar sua imunidade.

Dicas da semana:

Faça uma lista com o nome e telefone ou email das pessoas que você quer que sejam avisadas quando o bebê nascer.

One thought on “Gestação semana a semana – 37ª semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge