Gestação semana a semana – 30ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a trigésima semana da gestação.

Como está a mamãe:

Sua consulta pré-natal é uma ótima ocasião para discutir quaisquer preocupações que você tenha sobre o parto.

Você pode ter um pouco de dificuldade para dormir. Tente deitar-se virada para o lado esquerdo e, quando se levantar, sempre vir de lado antes. Assim, fica em uma posição mais cômoda, exige menos força da barriga e facilita a circulação útero-placentária. Quando de pé ou sentada, procure sempre manter uma boa postura.

O crescente peso do bebê e as mudanças no seu centro de gravidade podem aumentar as dores nas costas. É comum sentir falta de ar, em função do maior esforço que você faz para se movimentar. Seus pulmões também tem de absorver cerca de 20% a mais de oxigênio e expelir mais dióxido de carbono a cada respiração, uma vez que você respira pelo bebê.

almofada gravidaComo está seu bebê:

Na trigésima semana de gestação, o seu bebê tem 28 semanas de vida. Ele mede cerca de 27 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 1,36 kg.

A penugem está desaparecendo. Os poucos tufos esparsos que permanecem até o nascimento cairão nas semanas seguintes. Os cabelos estão mais grossos, as pálpebras abrem e fecham, as unhas dos pés estão crescendo. A medula assumiu a tarefa da produção de células vermelhas do fígado. O esqueleto endurece ainda mais; cérebro, músculos e pulmões continuam a amadurecer.

Agora, muitos bebês viram-se de cabeça para baixo no útero, a melhor e mais direta posição para nascer. Prepare-se para sentir fortes chutes em baixo da costela e pressão no baixo ventre quando o bebê empurrá-lo.

Dicas da semana:

Almofadas podem facilitar a postura para dormir.

É hora de resolver se irá fazer chá de bebê, quem organizará para você e quais pessoas convidará. Hoje, muitas lojas especializadas já têm lista para isso.

2 thoughts on “Gestação semana a semana – 30ª semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge