Gestação semana a semana – 29ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a vigésima nona semana da gestação.

Como está a mamãe:

Seu umbigo pode ficar plano e alongado, muitos até ficam salientes, mas ele voltará ao normal após o parto.

Suas pernas podem ficar pesadas e cansadas e você precisará descansar com mais frequencia.Algumas vezes, a pressão das veias que conduzem o sangue das pernas para o coração pode provocar o surgimento de varizes.

plano de partoComo está seu bebê:

Na vigésima nona semana de gestação, o seu bebê tem 27 semanas de vida. Ele mede cerca de 26 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 1,25 kg.

O bebê continua engordando. Cérebro e órgãos não param de crescer. Ele agora não tem muito espaço para mostrar suas habilidades acrobáticas, mas continua chutando e tentando esticar-se. O cérebro cresce tão depressa que os macios ossos do crânio são pressionados para fora. O tamanho da cabeça já é proporcional ao restante do corpo. O cérebro fica mais rápido e poderoso, construindo conexões entre as células nervosas – já é capaz de controlar a respiração e a temperatura corporal do bebê.

Os olhos podem mover-se em suas cavidades. O bebê está mais sensível à luz, ao som, aos sabores e  aromas. Através da parede do útero ele pode sentir a diferença entre a luz natural e a artificial.

Dicas da semana:

Se você quer fazer o seu plano de parto, é hora de começar a escrevê-lo. Inclua itens como o tipo de parto que deseja ter e suas idéias sobre o alívio da dor.

Não aperte o bico do peito no intuito de visualizar a saída do colostro. Tal manobra, às vezes, pode desencadear contrações uterinas, levando ao trabalho de parto prematuro.

3 thoughts on “Gestação semana a semana – 29ª semana

  • 26 de julho de 2016 at 14:40
    Permalink

    Adorei o post Eu estou na 29°semana bem confiante e gostei da dica achei bem importante a informação

    Reply
  • 21 de novembro de 2020 at 14:48
    Permalink

    A melhor coisa que fiz na minha gestação foi um plano de parto! Me permitiu ter mais segurança na hora de ter minha bebe, que hoje está com 5 anos.
    Agora o problema da varizes, já fiz varios tratamentos e ainda permanece… tenso..rss bjus

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge