Gestação semana a semana – 25ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a vigésima quinta semana da gestação.

Como está a mamãe:

Seu abdômen fica ainda maior e mais pesado e você pode sentir dor nas costas, pressão na pelve e caimbras nas pernas pois o útero está aumentando e pressiona suas costelas e sua bacia. Também pode sentir falta de ar. O jeito é relaxar, cuidar da postura e descansar bastante.

dor lombarComo está seu bebê:

Na vigésima quinta semana de gestação, o seu bebê tem 23 semanas de vida. Ele mede cerca de 22 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 700g.

O bebê pode agora segurar o é e fechar a mão. O seu corpo cresce mais que a cabeça e o tronco e os membros ficam mais proporcionais. Os componentes da coluna vertebral começam a ser formados. Os vasos sanguíneos continuam a crescer nos pulmões e as narinas começam a se abrir. No fundo das gengivas os germes dos dentes permanentes continuam sendo formados. Esses dentes só nascerão quando a criança perder os dentes de leite, por volta dos 6 anos de idade. Ao mesmo tempo os nervos da boca e da área dos lábios ficam mais sensíveis, preparando o bebê para o papel essencial de encontrar o mamilo da mãe, logo depois do parto.

O cordão umbilical, essa crucial linha de vida, está agora grosso e resistente. Ele contém uma única veia e duas artérias, incrustadas numa substância gelatinosa que impede que se enrosque e se torça, protegendo o fluxo de sangue entre a placenta e o bebê.

Dicas da semana:

Se tiver dor lombar, use cinta de suspensão e contenção abdominal, mas sempre pergunte ao médico qual a mais indicada para o seu caso.

Aproveite para visitar maternidades e saber quais os serviços que cada uma oferece. Lembre-se, na hora da escolha, de que a opinião do médico é muito importante, pois ele conhece a rotina do hospital que está acostumado a frequentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge