Gestação semana a semana – 21ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a vigésima  primeira semana da gestação.

Como está a mamãe:

A barriga já é notada pelas pessoas. Talvez sinta suas pernas mais inchadas. Seja cuidadosa com a sua alimentação. Siga o que o seu médico indicou, qualquer alteração, mesmo na alimentação, deve ser relatada na próxima consulta.

A transpiração pode aumentar, por causa do peso extra que você está carregando.

barriga-21-semanasComo está seu bebê:

Na vigésima  primeira semana de gestação, o seu bebê tem 19 semanas de vida. Ele mede 16 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 300g.

O aparelho digestivo do bebê está bastante desenvolvido para absorver a água do líquido amniótico que ele engole. Perto de nascer, poderá engolir 500 ml de líquido amniótico em 24 horas. Nas fases iniciais, o líquido amniótico é produzido pela placenta. Quando os rins começam a funcionar, ao redor do 4º mês, eles assumem essa função. embora os rins do bebê removam alguns detritos do sangue e produzam urina, não há muita urina no líquido amniótico. A maior parte dos detritos é transportada pela placenta para a corrente sanguínea da mãe e é filtrada pelos rins dela. O bebê também segrega produtos químicos corporais no líquido amniótico. Por isso uma amostra do líquido amniótico, retirada por amniocentese, ou uma biópsia do vilo coriônico pode revelar importantes informações sobre a saúde do bebê.

Os sentidos que o bebê vai usar para entender o mundo desenvolvem-se a cada dia. Papilas gustativas formaram-se na língua e o desenvolvimento do cérebro e terminais nervosos já está avançado o bastante para lhe dar alguma sensação de tato.

Dicas da semana:

Beba água com boa frequência. Para ajudar na circulação dos pés e das pernas, descanse com eles mais elevados que o tronco. Caso permaneça em pé ou sentada por muito tempo, é recomendado o uso de meias elásticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge