Gestação semana a semana – 20ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a vigésima semana da gestação.

Como está a mamãe:

É hora de mais uma consulta pré-natal. O médico vai medir a sua pressão arterial a cada consulta pré-natal. Depois da 20ª semana, a conduta servirá para detectar sinais de pré-eclampsia.

Também é hora do Ultra-som morfológico, que é usado para verificar a saúde do feto. O médico medirá o comprimento do bebê, avaliará seu coração, coluna vertebral e membros.

O útero está no nível da cicatriz umbilical e o seu umbigo pode estar um pouco mais sensível, pois o útero faz alguma pressão. Lembre-se de comprar roupas mais largas pois sua barriga via crescer ainda mais e o seu conforto é primordial, assim o bebê se sente bem também.

morfologicoComo está seu bebê:

Na vigésima semana de gestação, o seu bebê tem 18 semanas de vida. Ele mede de 14 a 15 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 225g.

O bebê chegou ao meio do caminho. Ainda é pequeno, mas cresce rapidamente. Esta é uma etapa crucial no desenvolvimento dos sentidos – paladar, olfato, audição, visão e tato. Finalmente, agora ele pode ouvir e reconhecer a voz da mãe. As células nervosas dos sentidos estão sendo desenvolvidas agora, em determinadas zonas do cérebro. O aumento no número de células nervosas está mais lento, mas as complexas conexões exigidas para o desenvolvimento da memória e do raciocínio estão em formação.

Se o seu bebê for menina, ela já tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários. No entanto, quando ela nascer, esse número terá sido reduzido para apenas 1 milhão.

O bebê também pode dar uma boa esticada nos seus membros. Seus nervos e sistema muscular estão bastante desenvolvidos para que isso aconteça. O lânugo, misturado às glândulas sebáceas, forma uma espécie de pele.

Dicas da semana:

Se você come carne, mesmo se não for de porco, fique de olho: coma sempre carne bem passada. Isso pode evitar algumas doenças, para o bebê e para você, a que normalmente o seu corpo resistiria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge