Gestação semana a semana – 18ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima oitava semana da gestação.

Como está a mamãe:

Você está prestes a completar o quarto mês da gestação. Já deve ter sentido muitas alterações no seu corpo e nas formas como reage a certos alimentos ou faz a digestão. Você pode sentir desejo por determinados alimentos também.

Pode sentir algum incômodo ou tontura passageira, entretanto, sempre comente esses fatos com o seu médico. Para ele, todas as informações são primordiais.

Sua energia deve ter voltado ao normal e sua libido pode ter aumentado. O estrogênio extra no sangue aumenta o fluxo sanguíneo da pelve, tornando a excitação mais rápida e mais frequente. O fluxo sanguíneo na região pélvica, em combinação com mamilos extremamente sensíveis, favorecem a ocorrência do orgasmo. Não há risco em manter relações sexuais, desde que suaves. Mas se tiver dúvidas, fale com o seu médico.

clarins estriasComo está seu bebê:

Na décima oitava semana de gestação, o seu bebê tem 16 semanas de vida. Ele mede de 12,5 a 14 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 150g.

Não há quem faça o bebê parar agora, quando começa a fase mais ativa. ele se torce, vira, esmurra, chuta e exercita bastante seus reflexos em geral.

Dentro dos pulmões, que crescem rapidamente, pequenas cavidades chamadas alvéolos começam a se formar. As pontas dos dedos das mãos e dos pés já têm enchimento e as curvaturas e espirais das impressões digitais começam a surgir. Os olhos já chegaram à posição normal. O mecônio, resultado dos primeiros movimentos intestinais, se acumula nos intestinos. Se for um menino, sua próstata está em formação.

Devido ao desenvolvimento do diafragma, o bebê pode apresentar alguns soluços, o que é natural.

Dicas da semana:

É excelente usar cremes e hidratantes na pele para evitar estrias e ressecamentos. Porém comente com seu médico as marcas que utiliza e onde as aplica para ter certeza da sua segurança.

 

3 thoughts on “Gestação semana a semana – 18ª semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge