Gestação semana a semana – 17ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima sétima semana da gestação.

Como está a mamãe:

Você continua ganhando peso. O seu bebê tem se desenvolvido muito rápido, apesar de você notar pouca diferença no seu corpo. O nariz pode estar congestionado e os corrimentos vaginais podem aumentar. A necessidade de urinar frequentemente deve ter passado agora.

Se esta não é a sua primeira gravidez, você poderá sentir os primeiros movimentos do bebê.

nada de tinturaComo está seu bebê:

Na décima sétima semana de gestação, o seu bebê tem 15 semanas de vida. Ele mede de 11 a 12 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 100g.

A cabeça, ainda grande, está começando a ficar mais proporcional ao restante do corpo. Os olhos, embora ainda fechados, estão muito maiores. Cílios e sobrancelhas crescem e ganham volume, assim como os cabelos.

Este é um período de intensa movimentação e rápido crescimento porque começa a ser depositada gordura sob a pele do bebê, ajudando-o a manter-se aquecido e fornecendo-lhe energia. O pequeno coração pode estar bombeando até 24 litros de sangue por dia. Conforme ele exercita a respiração, o peito sobe e desce. Os pulmões começam a exalar líquido amniótico.

Agora, o bebê já é capaz de ouvir os sons de fora do corpo da mãe e alguns barulhos podem até mesmo fazê-lo saltar.

Dicas da semana:

MUITO IMPORTANTE: você já deve saber, mas é sempre bom lembrar: não use tinturas no cabelo, alisantes ou onduladores sem antes perguntar ao obstetra quanto à possibilidade do seu uso. esses produtos podem entrar na sua corrente sanguínea e prejudicar o desenvolvimento do seu bebê.

3 thoughts on “Gestação semana a semana – 17ª semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge