Gestação semana a semana – 15ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima quinta semana da gestação.

Como está a mamãe:

Você deve sentir o seu quadril mais largo, pois esse deslocamento dá espaço ao útero. Agora fica mais difícil você caber em suas roupas e talvez seja a hora de pensar em roupas específicas para gestante.

As aréolas das mamas ganham uma tonalidade mais marcante e aumentam de diâmetro. suas mamas estão maiores pois seu corpo já está se preparando para amamentar.

Moda_GestanteComo está seu bebê:

Na décima quinta semana de gestação, o seu bebê tem 13 semanas de vida. Ele mede de 104 a 114 mm da cabeça às nádegas e pesa agora aproximadamente 50g.

Costelas, vasos sanguíneos e retinas estão claramente visíveis sob a finíssima pele, que começa a cobrir-se com uma lanugem, feita de pêlos extremamente finos, que ajudam a regular a temperatura do corpo. Também começam a aparecer os cílios, e os cabelos continuam a crescer, mas os fios podem mudar de textura e cor depois do nascimento.

Os mecanismos que permitem que o bebê ouça estão em desenvolvimento. Minúsculos ossos de seu ouvido médio passam a endurecer, mas como os centros auditivos do cérebro ainda não se desenvolveram, ele ainda não entende os sons que ouve. O líquido amniótico onde o bebê flutua funciona como um condutor de som e, com o passar do tempo, ele ´passará a ouvir a voz e os batimentos cardíacos da mãe.

Dicas da semana:

Massageie e faça uma leve esfoliação no bico mamário. Evite hidratar a papila (bico do peito) para prevenção de fissuras durante a amamentação. Assim, quando for amamentar, os mamilos estarão mais resistentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge