Gestação semana a semana – 14ª semana

Continuando a nossa série de artigos sobre a sua gestação semana a semana, hoje falaremos sobre a décima quarta semana da gestação.

Como está a mamãe:

Você está mais segura em relação à gestação. O intestino pode ficar mais preso, mais lento, em função do nível crescente de progesterona que torna mais lenta a musculatura intestinal e inibe a sua função normal. É normal, por isso a ingestão de fibras e mais água é tão importante.

Você poderá perceber a linha negra no centro do abdome. O útero está do tamanho de um abacate.

fibras e frutasComo está seu bebê:

Na décima quarta semana de gestação, o seu bebê tem 12 semanas de vida. Ele mede de 80 a 93 mm da cabeça às nádegas e pesa agora aproximadamente 25g.

Esta semana marca o início do segundo trimestre. A placenta é agora o seu sistema de sustentação, produzindo hormônios e fornecendo-lhe oxigênio e nutrientes essenciais.

Nesta fase começam os movimentos respiratórios: inspiração e expiração,e o bebê pratica estes movimentos preparando-se para a vida fora do útero. A face ganha uma forma mais definitiva, o bebê já tem sobrancelhas. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e já aparecem traços de cabelos na cabeça.

O feto faz pequenos movimentos involuntários imperceptíveis à mãe. Ele consegue dobrar, flexionar e torcer os dedos, mãos, pernas, joelhos e dedos dos pés. Seu sistema nervoso começou a funcionar.

Dicas da semana:

Conheça e escolha um tratamento físico para melhorar a sua circulação sanguínea durante a gestação. Excelentes opções são hidroginástica, massagem linfática, terapia de relaxamento, yoga para gestantes, entre outras.

Evite usar salto alto, o que diminui o risco de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CommentLuv badge