Durante a gravidez, nossos cabelos ficam muito bonitos, mais brilhantes e mais vistosos.
Mas de dois a três meses após o parto, muitas mulheres se deparam com um problema bem comum: Queda acentuada dos cabelos.
Não é preciso se alarmar com esta grande queda, pois é perfeitamente normal. Durante a gestação, os hormônios suspendem o ciclo normal de crescimento e de queda dos cabelos. Quando os níveis hormonais caem verticalmente depois do parto, a fase de queda entra em superfuncionamento, que resulta no que parece ser uma perda maciça de cabelo. Mas essa quantidade é somente a que você perderia durante os nove meses. A média é cair c
erca de 30% dos fios, mas dependendo do estado nutricional da paciente, a queda pode variar de 10% a 50%.
Esta queda dura aproximadamente seis meses e após este período o seu cabelo volta ao ritmo normal de crescimento e queda.
Para amenizar o problema, durante o período de queda, faça uma alimentação o mais saudável possível. A lista inclui itens ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6, como frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes –especialmente frutos do mar–, fígado, gema de ovo e leite.
Além disso, trate os cabelos com cuidado, não use rolos quentes, secadores, chapinhas e evite tratamentos químicos como permanente ou relaxamento.
A maioria dos shampoos anti-queda previne a queda por quebra dos cabelos, então não adiantam muito a não ser deixar os fios mais brilhantes. Mas atualmente a Dove lançou um produto que promete evitar a queda pela raiz. Não custa tentar utilizá-lo durante este período para amenizar o problema.
Vale a pena também consultar um dermatologista que pode indicar uma fórmula manipulável de shampoo.
Caso o problema persista por mais de seis meses ou a queda não seja uniforme, ou seja caso você observe “clareiras” no couro cabeludo, é melhor consultar um dermatologista com certeza.

Deixe um comentário