Cuidando do seu Bebê – O terceiro dia

No terceiro dia é quando você e seu bebê recebem a alta do hospital e retornam para casa. O seu bebê conhecerá o seu quartinho e o ambiente onde irá crescer. O ideal é que tudo já estivesse arrumado antes da ida à maternidade para o parto, para que nesse retorno você não tenha muito trabalho com a arrumação da casa.Decorar-quarto-de-bebe

É no terceiro dia também que normalmente ocorre a grande descida do leite, quando você sente seus peitos muito cheios e eles começam a vazar espontaneamente quando se aproxima a hora da próxima mamada. Alguns bebês sugam muito pouco leite ainda no terceiro dia, mas você deve continuar oferecendo o peito a cada 3 horas mesmo que ele não peça pois a paciência e a persistência da mãe na primeira semana de vida são decisivas para o sucesso do aleitamento até o sexto mês. Geralmente, no quarto dia é que o recém-nascido desperta para a sucção, e se for bem conduzido será um ótimo beberrão de leite materno.

O recém nascido continua perdendo peso, de 6 a 7%, ou seja, se nasceu com 3 Kg, poderá sair da maternidade com 2,8Kg. Quedas acima de 10% necessitam de avaliação médica.

No terceiro dia, o mecônio, que são as fezes pretas que o bebê elimina quando nasce, já deve estar todo eliminado e a evacuação torna-se mais amarelada e líquida, resultado da digestão do leite materno.

Voltando para casa, você deve continuar pingando álcool 70 no coto umbilical duas a três vezes ao dia, até que ele caia sozinho. Isso deve ocorrer em torno do sétimo dia.

O banho do bebê deve ser dado de preferência durante o início da tarde, quando a temperatura está mais amena. Caso esteja muito frio, você pode ligar um aquecedor para esquentar o ambiente durante o banho. A temperatura da água deve estar em torno de 35º a 36º durante o verão e entre 37º a 38º durante o inverno. Em dias muito frios pode deixar a água a 39º pois ela acaba esfriando rápido. Uma técnica boa durante o inverno é deixar uma toalha fralda dentro da banheira e cobrir o bebê com esta toalha, deixando-a sempre molhada com a água quentinha durante o banho, para que você possa lavar o corpinho sem que ele sinta muito frio. O ideal é não demorar muito o banho do bebê nessa fase de recém-nascido.

Redinhas para banho, engastadas na banheira,  facilitam bastante o banho em casa, pois evitam que o bebê afunde na banheira e você não precisa ficar segurando o bebê com uma das mãos.

No berço, o bebê deve ser deitado de barriga para cima, com o rostinho virado para o lado. As posições de lado também são boas, mas deve-se cuidar para que o bebê não tenha obstrução da respiração por travesseiros, lençóis, etc. Nunca se deve deitá-lo de barriga para baixo, para evitar os riscos de morte súbita. Exitem travesseiros anti-refluxo, que inclinam levemente o colchão do berço e são muito bons para os recém-nascidos.

Se o seu bebê for uma menina e você quiser que ela use brincos, leve-os para a maternidade. No terceiro dia, antes da alta, as enfermeiras poderão furar as orelhinhas da sua filha com segurança e boa técnica.

Não se esqueça de levar o bebê-conforto para a maternidade, pois voltando para casa, o bebê já deve ir deitado em sua cadeirinha e jamais no colo da mãe. Isso é muito importante e é uma questão de segurança para o seu bebê.

As visitas devem esperar pois o terceiro dia é o pior dia para se receber visitas, Você estará cansada, terá que se adaptar à nova rotina doméstica e ainda deve repousar bastante. Além do mais, o seu bebê ainda precisa se acostumar com o seu lar.

One thought on “Cuidando do seu Bebê – O terceiro dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge