Continuando a série de artigos que falam sobre como as futuras mamães podem manter uma rotina de exercícios físicos adequados a esta fase tão especial em sua vida, hoje falaremos sobre o segundo trimestre gestacional.
No segundo trimestre da gestação, os enjôos diminuem ou desaparecem, a gravidez está mais estável, seu bebê está formado e agora só precisa crescer. Nesta fase começam a surgir os inchaços e a barriga já cresce bastante, mudando o centro de gravidade do corpo. Você se sente mais cansada. O foco, nesta fase, é alongar e fortalecer os músculos abdominais, das costas, das pernas e do assoalho pélvico para suportar o ganho de peso, corrigir a postura, evitar dores nas costas e facilitar o parto. É bom trabalhar a resistência aeróbica, para driblar o cansaço, mantendo os batimentos cardíacos na casa dos 140 por minuto.
Nesta fase, hidroginástica, caminhada e alongamento são excelentes para tonificar a musculatura, ajudar a controlara pressão, aliviar o inchaço e relaxar. No pilates e na yoga, foque nos exercícios de contração do períneo.
O aumento do hormônio relaxina deixa tendões e ligamentos mais frouxos, portanto maneire nos exercícios de alongamento. Na aula de yoga, dispense as posturas de torção de tronco e equilíbrio. Evite atividades como step, jump, bike e esportes com bola.
Fazer exercícios durante a gravidez é fundamental para o parto pois fortalece a musculatura..mas sempre acompanhada por um profissional da área. Parabéns pelas dicas..:D
ótimas dicas muito obrigado! amei seu blog.
Adorei seu blog, as dicas são ótimas!
Gostei do artigo, estava procurando mais sobre isso. Obrigado por esclarecer minhas dúvidas
Olá Priscila,
Que bom que o artigo a ajudou!
Um abaraço,
AgnesS.
Artigo de poucas palavras porem muito esclarecedor. É muito bom encontrar informações de tamanho valor, pois, assim podemos nos informar e garantir pro nosso bem, ótimos benefícios. Parabéns, adorei as dicas do blog.
Verdade! Fiz pilates durante toda a gravidez e foi excelente. Ajudou a me dar mais energia nos últimos meses e sem dúvida influenciou na minha recuperação pós parto. Exercício físico é fundamental sempre! Parabéns pelo artigo! Com certeza está ajudando muitas mamães. bjs
Ju Freitas postado recentemente…Dicas para o enxoval do bebê! Importantérrimas!