Quando a minha primeira filha completou 2 anos e 2 meses, a professora da escolinha onde ela estudava me chamou e disse que estava na hora de iniciar a retirada de fralda. Era bem no verão, durante a colônia de férias, e tudo aconteceu de forma tranquila. Mandava para a escola algumas calcinhas, mais mudas de roupas, chinelinho, e aos poucos fui tirando em casa também. É claro que no início ainda aconteciam algumas escapadas, mas nada de mais…
Já com o meu segundo filho, foi diferente. quando completou 2 anos, a escolinha sinalizou que em breve iniciariam a retirada de fraldas, mas que o primeiro passo deveria ser feito em casa. Quando o tempo esquentou um pouco mais, durante a primavera, resolvi deixá-lo sem fralda por um dia… foi um desastre… ele não tinha a menor consciência se queria fazer xixi ou não… quando dizia que sim, corríamos para o banheiro, esperávamos um tempo e nada…. quando dizia que não, acabava fazendo logo em seguida… enfim, fez xixi no tapete, no sofá, na cadeira….. e ele mesmo ficou chateado por ter molhado tudo…..
Tentei então levá-lo a cada 15 minutos mas isso foi demais… acabou virando um stress e ele pediu pra ficar com a fralda….
Comprei então aquelas fraldas de vestir (up and go) e chamei de fralda cuequinha. Com essas fraldas ele sentia que estava diferente, sem o risco de molhar tudo… A escolinha desaconselhou, mas foi com essas “fraldas cuequinhas” que ele foi tomando consciência e aprendeu a controlar melhor a vontade do xixi e do cocô. Só depois dessa consciência é que tentei retirar a fralda novamente. E foi bem melhor.
Minha filha não aceitou o penico e sentava no redutor de vaso. Meu filho não quis o penico e nem o redutor, então sentava no vaso grande direto.
Analisando tudo, acredito que é preciso sim tomarmos a iniciativa de retirar a fralda quando acharmos que está na hora, assim, acriança vai se molhar, vai se sentir mal por isso e a partir daí vai adquirindo consciência sobre a vontade de fazer xixi. Tendo essa consciência, ela vai começar a controlar, tentando segurar até sentar no vaso, para só então soltar. Acho que esse start da minha filha foi dado na escola e por isso não senti nada em casa. O do meu filho ocorreu em casa, mas foi legal porque pude acompanhar mais de perto essa etapa da vida dele.
Fiquei preocupada porque o start dele ocorreu um pouco mais tarde que o dela, mas o pediatra comentou que normalmente as meninas adquirem essa consciência mais cedo que os meninos, e que é perfeitamente normal se isso acontece entre 2 e 3 anos de idade.
Então, a minha dica é: se você acha que ou seu filho já tem idade pra retirar a fralda, tente deixá-lo sem a fralda por um dia ou uma manhã quando o dia estiver bem quente. Ele vai se molhar, não tem jeito, então tente tirar o tapete da sala, cobrir o sofá e as cadeiras estofadas nesse dia. A partir daí, aos poucos ele vai começar a observar seu próprio corpinho e um dia ele mesmo vai começar a pedir pra fazer xixi ou cocô no vaso.

Deixe um comentário