Vacina contra Varicela entra agora no calendário de vacinação pública

vacina 1Como vem aumentando o número de surtos de varicela ou catapora nos últimos anos, a partir de setembro de 2013, a vacina tríplice viral, aplicada quando a criança completa 1 aninho, passa a ser tetra viral e pode ser aplicada nos postos de saúde de todo o Brasil.

A vacina tríplice viral vacinava a criança contra sarampo, caxumba e rubéola. Agora, passando a ser tetra viral, vacina também contra a varicela. A primeira dose é aplicada quando a criança completa 1 ano e a segunda dose, quando completa 4 anos.

Em crianças que, assim como o meu filho, que completou 1 ano no final de julho e tomou a tríplice viral no comecinho de agosto, é preciso aplicar a vacina contra a varicela isolada nas clínicas particulares de vacinação. Nas clínicas particulares, a vacina contra varicela custa R$110,00, mas é necessária. Aos 4 anos, podemos aplicar a segunda dose como tetra viral normalmente.

A vacina contra varicela não evita que a criança pegue a doença posteriormente, mas permite que, caso a criança tenha varicela, apresente um quadro bem ameno da doença.

As crianças que receberam a vacina isolada da varicela ao completar 1 ano de idade, já receberam a segunda dose da tríplice viral aos 4 anos de idade e ainda não tiveram a doença, mesmo tendo 5,6,7 ou 8 anos, podem aplicar uma segunda dose da vacina nas clínicas particulares. Isso porque até agora a vacina contra varicela era para ser em dose única, mas agora passou a ser em dose dupla para garantir uma maior proteção.

Resolvi escrever este artigo para ajudar os pais que ficaram em dúvida sobre as vacinas, assim como eu fiquei, com relação às alterações no calendário básico de vacinação.

Vacinar o seu filho é muito importante para que ele fique protegido, saudável  e mais resistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge