A retirada de fralda – Quando começar?

como-retirar-a-fraldaQuando a minha primeira filha completou 2 anos e 2 meses, a professora da escolinha onde ela estudava me chamou e disse que estava na hora de iniciar a retirada de fralda. Era bem no verão, durante a colônia de férias, e tudo aconteceu de forma tranquila. Mandava para a escola algumas calcinhas, mais mudas de roupas, chinelinho, e aos poucos fui tirando em casa também. É claro que no início ainda aconteciam algumas escapadas, mas nada de mais…

Já com o meu segundo filho, foi diferente. quando completou 2 anos, a escolinha sinalizou que em breve iniciariam a retirada de fraldas, mas que o primeiro passo deveria ser feito em casa. Quando o tempo esquentou um pouco mais, durante a primavera, resolvi deixá-lo sem fralda por um dia… foi um desastre… ele não tinha a menor consciência se queria fazer xixi ou não… quando dizia que sim, corríamos para o banheiro, esperávamos um tempo e nada…. quando dizia que não, acabava fazendo logo em seguida… enfim, fez xixi no tapete, no sofá, na cadeira….. e ele mesmo ficou chateado por ter molhado tudo…..

Tentei então levá-lo a cada 15 minutos mas isso foi demais… acabou virando um stress  e ele pediu pra ficar com a fralda….

Comprei então aquelas fraldas de vestir (up and go) e chamei de fralda cuequinha. Com essas fraldas ele sentia que estava diferente, sem o risco de molhar tudo… A escolinha desaconselhou, mas foi com essas “fraldas cuequinhas” que ele foi tomando consciência e aprendeu a controlar melhor a vontade do xixi e do cocô. Só depois dessa consciência é que tentei retirar a fralda novamente. E foi bem melhor.

Minha filha não aceitou o penico e sentava no redutor de vaso. Meu filho não quis o penico e nem o redutor, então sentava no vaso grande direto.

Analisando tudo, acredito que é preciso sim tomarmos a iniciativa de retirar a fralda quando acharmos que está na hora, assim, acriança vai se molhar, vai se sentir mal por isso e a partir daí vai adquirindo consciência sobre  a vontade de fazer xixi. Tendo essa consciência, ela vai começar a controlar, tentando segurar até sentar no vaso, para só então soltar. Acho que esse start da minha filha foi dado na escola e por isso não senti nada em casa. O do meu filho ocorreu em casa, mas foi legal porque pude acompanhar mais de perto essa etapa da vida dele.

Fiquei preocupada porque o start dele ocorreu um pouco mais tarde que o dela, mas o pediatra comentou que normalmente as meninas adquirem essa consciência mais cedo que os meninos, e que é perfeitamente normal se isso acontece entre 2 e 3 anos de idade.

Então, a minha dica é: se você acha que ou seu filho já tem idade pra retirar a fralda, tente deixá-lo sem a fralda por um dia ou uma manhã quando o dia estiver bem quente. Ele vai se molhar, não tem jeito, então tente tirar o tapete da sala, cobrir o sofá e as cadeiras estofadas nesse dia. A partir daí, aos poucos ele vai começar a observar seu próprio corpinho e um dia ele mesmo vai começar a pedir pra fazer xixi ou cocô no vaso.

 

 

14 thoughts on “A retirada de fralda – Quando começar?

  • 2 de maio de 2015 at 18:32
    Permalink

    Nossa que dicas legais hein, eu tenho um filho com 5 meses e aí já vou tentar usar essas suas dicas quando chegar o momento..valeu pelas orientações! Bjo

    Reply
  • 4 de fevereiro de 2016 at 23:42
    Permalink

    Minha filha começou a dar indícios de que poderíamos tentar começar a tirar a fralda bem no inverno e por isto ficamos inseguros de tentar fazer isto pois ficar molhada no inverno não seria nada legal, mas felizmente o processo foi mais rápido e tranquilo do que imaginamos.

    Reply
  • 21 de julho de 2016 at 20:43
    Permalink

    Eu comecei a tentar com meu filho com 1 ano e 10 meses e com 2 anos e 2 meses ele já tinha assimilado. Mas os primeiros dias foi um desastre eu quis desistir várias vezes, mas depois que assimilou foi um alívio. Cada criança tem seu desenvolvimento, mas nem todas as mães querem passar por isso, acham melhor começar mais tarde com a criança.

    Reply
  • 21 de julho de 2016 at 20:53
    Permalink

    Olha, é bem difícil essa fase, pelo menos para mim. Eu queria não ter passado por ela, mas deu tudo certo, rs.

    Reply
  • 24 de julho de 2016 at 19:52
    Permalink

    Meu filho que hoje tem 4 anos parou de usar ao 3 aninhos. Agora a minha filha que tem 2 aninhos já fica querendo usar o banheiro, ainda mais que ela vê o irmãozinho usando o banheiro. Isso ajuda a incentivá-la.

    Reply
  • 9 de agosto de 2016 at 14:05
    Permalink

    Poderíamos tentar começar a tirar a fralda bem no inverno e por isto ficamos inseguros de tentar fazer isto pois ficar molhada.

    Reply
  • 15 de setembro de 2016 at 14:53
    Permalink

    Poderíamos tentar começar a tirar a fralda bem no inverno e por isto ficamos inseguros de tentar fazer isto pois ficar molhada.

    Reply
  • 23 de novembro de 2016 at 4:01
    Permalink

    Caramba que dica boa! Minha sobrinha demorou a tirar fralda, não sei foi por alguma coisa que minha irmã viu na internet, ou sei la rs.. Enfim, obrigado por compartilhar essas dicas!

    Reply
  • 7 de janeiro de 2017 at 22:27
    Permalink

    Linda experiência… eu não queria ter começado essa fase não, mas comecei porque queria que meu filho fosse independente. Agora usamos fralda apenas para sair e dormir, porque se ele relaxa eu faz xixi.

    Reply
  • 6 de março de 2017 at 17:44
    Permalink

    Bem o que está acontecendo com meu filho, vou tentar usar essas fraldas para ver se facilita.
    E obrigado pelas dicas, era o que eu estava precisando e não sabia mais o que fazer.

    Beijoss
    Stans Scheltinga postado recentemente…Como Fazer BuquêMy Profile

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge