Dicas para uma boa amamentação – Durante a Amamentação

Continuando a  série de artigos sobre amamentação onde passarei algumas dicas para uma boa amamentação, hoje vou falar sobre as dicas para o período de amamentação em si. Essas dicas eu aprendi num curso para gestantes, em livros sobre gestantes e bebês,  e também são conhecimentos que adquiri ao longo de toda a amamentação dos meus dois filhos.

Boa_pega– Em primeiro lugar, escolha um local tranquilo para amamentar pois se você estiver bem relaxada, o leite flui melhor. Ter uma boa poltrona de amamentação também  ajuda bastante.

– Para que o bebê não engula muito ar  durante a mamada e nem machuque o bico do peito, é preciso que ele abocanhe toda a aréola, e faça uma “ventosa” com a boquinha, que deve ficar em forma de peixinho. Veja na imagem ao lado como é um exemplo de boa pega na mamada. Se não estiver correto, insira o dedo mindinho na boca do bebê fazendo ele soltar o bico e tente novamente até ele pegar corretamente. Mas não se afobe, tenha paciência e faça tudo com muito carinho pois o bebê sente tudo o que você sente.

– É importante que você segure o bebê de forma correta para que ele consiga fazer uma boa pega. O ideal é segurar o bebê encostando a barriguinha dele na sua, sem que ele tenha que virar o rostinho para mamar. Almofadas para amamentação podem ajudá-la a não cansar o braço e a segurar o bebê com maior conforto.

– Alguns bebês com problema de refluxo precisam mamar sentadinhos, mas mesmo assim você deve cuidar para que a pega seja boa, observando a boquinha em forma de peixinho, abocanhando toda a aréola.

amamentar– Se o bebê estiver mamando acordado, olhe nos olhos dele, converse com ele, cante para ele, demonstre e transmita todo o seu amor pelo seu filho, pois esse momento é único e especial para vocês dois. Lembre-se que você estará amamentando o seu corpinho e a sua alma também.

– Após cada mamada, lave o bico do seio com o próprio leite, pois ele já possui propriedades hidratantes e antissépticas. Deixe secar naturalmente.

concha anti empedramento– Após a grande descida do leite, que geralmente ocorre no terceiro dia após o parto, você pode utilizar conchas anti-empedramento que servirão para evitar que a mama fique empedrada, servem para coletar o leite que vaza periodicamente, evitando que você fique molhada, e também ajudam a evitar que o bico do peito fique raspando no tecido do soutien, caso ele esteja sensível ou dolorido. Essas conchas possuem um único furo no canto superior.

– Como a primeira parte do leite (leite anterior) é mais aguada para matar a sede do bebê e a segunda parte (leite posterior) é mais gordurosa, deixe o bebê mamar mais de 10 minutos em cada seio, para que ele mame as duas partes do leite e  tenha todos os nutrientes necessários para o seu ganho de peso. O ideal é deixá-lo mamar 15 minutos de cada lado e no máximo 20 minutos para evitar rachaduras no bico do peito.

mamare1– Caso o bico do peito fique rachado ou sensível, caso a mama fique empedrada, use compressas frias e jamais compressas quentes. Existe um protetor chamado Mamare que é bem bom. Você o guarda na geladeira e depois cola no bico do peito para fazer a compressa e proteger o bico. Se a mama ficar empedrada, muito dolorida , avermelhada, você sentir mal estar, dor de cabeça e febre, corra para a maternidade e consulte um obstetra, pois você pode estar fazendo mastite e nesse caso, somente com antibiótico para melhorar. Não demore muito para ir ver o médico, pois quanto antes tratar, mais cedo a mastite regride e mais fácil é a sua cura. Fique atenta, ok?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge