É muito comum ficar em dúvida sobre até que ponto um esporte ou uma atividade física pode ser praticada durante a gravidez.
A grande maioria dos obstetras acredita que a prática de exercícios físicos durante a gestação é muito importante para o bem-estar da mulher e traz inúmeros benefícios como melhora na circulação sanguínea, ampliação do equilíbrio muscular, alívio de dores lombares, melhora no sono, redução do inchaço, alívio nos desconfortos intestinais, diminuição de câimbras nas pernas, fortalecimento da musculatura abdominal, entre outros.
No entanto, qualquer atividade física praticada por gestantes requer prescrição e avaliação médica. O importante é conversar com seu obstetra sobre quais as atividades mais indicadas, a sua intensidade e duração das mesmas. Normalmente as mais indicadas são as de baixo impacto como caminhadas, pilates, natação e hidroginástica para gestantes, relaxame e yoga, sempre acompanhadas por profissionais bem capacitados.
Se você já se exercitava antes da gravidez, normalmente não haverá problema em continuar a sua rotina num ritmo mais leve.
Se você for sedentária, é aconselhável aguardar o término do terceiro mês (décima segunda semana) para iniciar a sua rotina de exercícios, de forma gradual e acompanhada.
Algumas mulheres apresentam algum problema de saúde que exige cuidado com relação à atividade física. Se algum dos sinais abaixo se aplicam a você ou se desenvolverem durante a gravidez, suspenda os exercícios e entre em contato com seu obstetra pois talvez seja necessário adaptar sua rotina ou parar completamente os exercícios:
- Contrações uterinas persistentes (mais de seis ou oito por hora) ou história de aborto ou parto prematuro em gestações anteriores;
- Falta de movimento fetal usual depois de já ter sido detectado;
- Desordens respiratórias ou doença cardiovascular como hipertensão (pressão arterial alta) ou pré-eclampsia;
- Anemia;
- Sangramento, mesmo que pequeno;
- Gêmeos, triêmeos ou outra gravidez múltipla;
- Seu bebê está pequeno para a idade gestacional;
- Placenta prévia;
- Colo uterino incompleto.
Se algum dos problemas abaixo acontecer enquanto pratica sua atividade física, pare já! Interrompa sua atividade imediatamente e procure assistência médica:
- Perda de sangue pela vagina;
- Qualquer perda de líquido pela vagina;
- Dor inexplicável no abdômen;
- Dor de cabeça persistente ou perturbação visual;
- Desmaio ou tontura inexpliáveis;
- Fadiga intensa, palpitação ou dor no peito;
- Edema repentino nos tornozelos, face ou mãos;
- Edema, dor e vermelhidão em uma das pernas (panturrilha).