A importância do consumo de Ômega3, principalmente nos últimos 3 meses da gestação

Muito estudado nos últimos anos, o Ômega 3 já é bem conhecido como ótimo para redução da pressão arterial, redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).

Mas e durante a gestação?

Entrando no terceiro trimestre da gestação, minha obstetra receitou tomar óleo de peixe, fonte de ômega 3, como complemento da dieta alimentar. Então, fui pesquisar mais sobre os benefícios deste complemento e para minha grata surpresa, descobri que são inúmeros para a gestação também.

Por exemplo ele está relacionado à redução do risco de pré-eclâmpsia (pressão alta da gestação), redução do risco de depressão pós-parto, além de maior estímulo aos neurônios em desenvolvimento do bebê, principalmente no terceiro trimestre da gestação, melhorando a capacidade sensorial, cognitiva e motora da criança. Isto porque o DHA, um tipo de ácido gordo do ômega 3 está relacionado com o desenvolvimento dos neurônios e da retina do bebê.

O ômega 3  está presente, em maiores quantidades, no azeite de oliva e no óleo de canola e, nos peixes de águas frias, como o salmão e a sardinha. Quando a dieta mostra-se insuficiente em quantidades necessárias de ômega 3, o mesmo pode ser suplementado em cápsulas, sem riscos de mal formações fetais ou qualquer outro.

No meu caso, como tenho enjoado bastante com salmão, minha médica receitou este complemento de 2 cápsulas de óleo de peixe por dia até o primeiro mês do bebê, após o nascimento.

Como traz tantos benefícios que eu desconhecia até então, resolvi escrever este artigo para informar e ajudar as minhas leitoras gestantes. Converse com seu obstetra sobre as doses recomendadas para o seu caso e sobre os benefícios do ômega 3. Acredito que vale muito a pena não deixá-lo de lado pois fará bem a você e ao seu bebê!

 

3 thoughts on “A importância do consumo de Ômega3, principalmente nos últimos 3 meses da gestação

  • 13 de março de 2016 at 20:04
    Permalink

    Ótima matéria! É sempre bom tomar todos os cuidados na gestação para que tudo fique bem.

    Reply
  • 30 de dezembro de 2016 at 16:49
    Permalink

    Eu tomo diariamente atraves de capsulas – tirando o gosto de peixe que fica, é otimo!!! ajuda a controlar minha pressao tb

    Reply
  • 5 de junho de 2017 at 15:37
    Permalink

    Meu médico sempre me recomendou ingerir alimentos ricos em ômega 3 como peixes e azeite,ainda mais eu que sofro de pressão alta,tem sido excelente para mim e recomendo a todos

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge