Dicas para uma boa amamentação – Cuidados com a sua Alimentação

Durante a amamentação é muito importante que você cuide da sua alimentação. Como você precisa fornecer o alimento para o seu bebê é importante que você supra a demanda do seu organismo mais o que precisa fornecer ao seu bebê para que ele cresça forte e bem saudável.

Neste artigo, colocarei umas dicas que considero importantes para contribuir com uma boa amamentação:

dieta_saudavel– Para assegurar que o seu bebê tenha todos os nutrientes de que precisa, tente fazer o mesmo tipo de dieta balanceada da gestação, cuidando para que contenha cálcio e proteínas suficientes.

– Suas necessidades de energia quando está amamentando são maiores do que na gravidez – é preciso consumir 500 calorias a mais por dia do que naquela época.

– Beba mito líquido para conseguir produzir leite o suficiente. Chás de camomila e erva-doce são ótimos para acalmar você e o seu bebê e ajudá-la a beber mais líquido. Alimentos líquidos como sopas, canjica, etc ajudam também.

– Alguns alimentos que contém cafeína podem deixar o bebê mais inquieto, como chocolate, café, chá preto, mate,etc. Então você pode tentar evitar esses alimentos e observar o seu bebê. Outros alimentos podem provocar mais gases e cólicas no recém-nascido. Então você pode ter que evitar brócolis, couve-flor, feijão, etc nos 3 primeiros meses do seu bebê, quando o seu intestino ainda precisa amadurecer.

– No meu caso, percebi que tomar suco de maracujá ajudava a fazer meu filho dormir melhor, então tomei bastante  suco de maracujá, comi maracujá doce, e foi bom.

– As vitaminas importantes para a amamentação são: Vitamina A, presente nos peixes, óleos, produtos lácticos, gema de ovo, frutas amarelas e vermelhas e vegetais. Complexo B, presente em pães, cereais integrais, carnes magras, peixes e ovos. Vitamina C, presente nas frutas cítricas, kiwi, frutas vermelhas silvestres, vegetais verdes, batatas e pimentão. Vitamina D, cuja maior fonte é a ação do sol sobre a pele.

– Os minerais importantes para a amamentação são ferro e cálcio. O ferro é encontrado na carne vermelha, no peixe, gema de ovo, grãos integrais, espinafre, cereais matinais enriquecidos, legumes, frutas desidratadas como figo, damasco e ameixa. Alimentos ricos em cálcio incluem laticínios, tofu e vegetais verdes folhosos.

– Sementes de girassol contêm zinco, nutriente que vai ajudá-la a cicatrizar.

 

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