Cuidando do seu Bebê – O sétimo mês

bebe-espelhoAos sete meses, o espelho é um grande divertimento para o bebê. Ele faz festa com a sua imagem e reconhece a dos pais. Pelas novas habilidades que se revelam aos sete meses, o bebê faz os pais e parentes ficarem encantados. ele adora as pessoas, não por elas mesmas, mas pelo que podem fazer por ele. Presta atenção a mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Gosta de ser levado ao colo e passar de um para o outro, entre pessoas conhecidas. aprecia o ritmo e o seu balanço nos joelhos. É instável emocionalmente, rindo ou chorando, alternando seu humor com rapidez.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, o peso médio dos meninos é de 8000g e das meninas 7750g. A Estatura média é de 66cm para os meninos e 65cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 450g.

Aos sete meses já pode se sentar sozinho e se sente confortável ao colo de sua mãe. Também começa a engatinhar, de início se arrastando, para depois engatinhar, sendo que só o fará com mais firmeza após os oito meses. Mas lembre-se de que nem todos os bebês seguem esse mesmo ritmo. Alguns inventam outra forma de locomoção, se arrastando sentado, de barriga ou de ré. O bebê que engatinha bem rápido demonstra um perfeito desenvolvimento dos centros motores do cérebro.

Pela primeira vez, o polegar pode ficar em oposição à palma da mão, segurando fortemente um objeto com as duas mãos e batendo. Nesta idade ele descobre o nariz, suas orelhas e o órgão genital.

Do ponto de vista alimentar, o sétimo mês é muito importante. O almoço já não consiste mais em sopinhas liquidificadas ou passadas na peneira, mas em uma papinha com carne moída, picada ou desfiada, cereais e legumes amassados com o garfo, não liquidificados. O uso de sobremesa deverá ser iniciado. é necessário que o bebê comece a se habituar com os alimentos sólidos para treinar a mastigação. Aos sete meses ele quer participar ativamente das refeições, quer pegar os pedaços de comida, quer segurar, lamber e cheirar sua comida. A mãe precisa ser tolerante, ter paciência se ele tentar comer sozinho, deixá-lo fazer isso e depois terminar de dar a refeição.

O esquema alimentar do sétimo mês pode ser o seguinte:

  • 6,7 horas – Leite e fruta
  • 10,11 horas – Almoço e sobremesa
  • 3,4 horas – Mingau ou leite com fruta
  • 6,7 horas – Sopa e sobremesa
  • 10,11 horas – Leite

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO SÉTIMO MÊS

Evolução motora: O bebê se senta com maior facilidade, sozinho, inclinado para a frente. Movimenta-se voluntariamente, arrastando-se ou rolando em direção a algum objeto distante que atraia a sua atenção.

Comportamento emocional: Ele chora alto. Grita. A cólera começa a manifestar-se “mostrando gênio”.

Capacidade de adaptação: alcança e pega objetos e os transfere de mão.

Progresso da linguagem: A percepção clara do “M”, sobretudo quando chora, é notada. Aprende a se divertir formando sílabas da-dá, pa-pá.

Comportamento pessoal e social: Põe os dedos dos pés na própria boca. Ainda não se sociabiliza muito.

Brinquedos: Gosta de brinquedos que possa morder e bater.

Memória: No final do sétimo mês, ele começa a desenvolver sensivelmente a memória.

Neste mês o bebê deverá dormir, em média, quatorze horas por dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge