Cuidando do seu Bebê – O segundo ano

Aos dois anos, a dentição de leite está completa, a criança já entende o que é “meu” e as palavras já saem mais claras.

Quanto ao seu desenvolvimento, aos 2 anos, o peso médio dos meninos é de 12.000 a 12.200g e das meninas 11.800 a 12.000g. A estatura média é de 85cm para os meninos e 84cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 150g. Há quem diga que se você dobrar a estatura que a criança tem aos dois anos, saberá a que estatura ela pode chagar na fase adulta. Por exemplo, se seu filho tem 90cm aos dos anos, terá 1,80 m quando adulto. É claro que outros fatores podem influenciar nessa altura para mais ou para menos, mas você pode ter uma ideia aproximada dessa altura com este cálculo. Então, vale a pena guardar este valor para conferir, você não acha?

Aos dois anos a criança percebe que é alguém, tem seu nome próprio e já tem alguma noção de propriedade. Ainda tem dificuldade de se controlar, chora e ri facilmente, tem frequentes ataques de gênio e malcriações, dizendo “vá embora”, “não gosto de você”. “Isso é meu!”, o sentido de propriedade vem antes da ação de repartir, porém somente 50% das crianças repartem naturalmente e, ainda por pouco tempo, dependendo do seu humor. A criança é esperta, sabe onde estão os objetos de sua casa, repete coisas que os seus pais nem suspeitavam que ela sabia, reconhece pessoas e objetos que viu uma única vez, diferencia o duro do mole, o áspero do liso, etc. O mais importante para ela ainda é a sua mãe, fica muito triste quando a mãe não está por perto e às vezes acorda assustada à noite chamando pela mãe.

2-anosCom dois anos, seu filho já começa a aprender a esperar, sabe o sentido das palavras logo e já, começa a confiar nos adultos e usa o seu próprio nome quando se refere a si mesmo. Ele corre, mas ainda não sabe parar de repente, anda de costas, anda em linha reta, sobe e desce a escada segurando o corrimão, senta-se e levanta-se bem, manipula bem as duas mão, pula nos dois pés, pode andar na ponta dos pés. O vocabulário é de cerca de cinquenta a cem palavras, até mesmo palavras inventadas por ele mesmo. Aos três anos saberá de cem a duzentas palavras. Observe que o vocabulário de um adulto contém 1500 palavras, do adulto culto, 3000 palavras e do sábio, 5000.

A criança aos dois anos já poderá comer sozinha, e com alegria, alimentos de que ela gosta. Já pode usar colher e garfo de dentes grossos. Já não deve mais usar a mamadeira depois dos dois anos. Desde os doze meses já treina beber em seu copinho e deve deixar completamente a mamadeira entre os dezoito e vinte meses.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO SEGUNDO ANO

Evolução motora: Anda de triciclo em círculos, sobe e desce a escada sozinha, corre sem cair, chuta bola, tira o papel das balas, usa uma cadeira para espiar pela janela.

Comportamento emocional: O ciúme é o traço dominante. Tem a noção do que é “meu” e “seu”. Tem oscilações no seu humor, variando de alegria a cenas de raiva.

Capacidade de adaptação: Consegue empilhar cubos. Faz rabiscos redondos. Come alimentos sólidos. Segura a maçaneta para abrir a porta.

Progresso da linguagem:  Forma pequenas sentenças e frases. Usa verbos e pronomes. Nomeia objetos familiares. Dá nome a algumas figuras. Reconhece a fotografia das pessoas da família.

Comportamento pessoal e social: Estabelece o controle da bexiga. Interessa-se por histórias. Sente-se vaidosa da sua roupa. Pede para pôr a comida na mesa. Guarda o que é seu e não gosta de emprestar. Pede para ir ao banheiro.

Brinquedos: Gosta de livros coloridos, de preferência os de pano, de aparelhos de chá de plástico, de objetos musicais, sanfonas, brinquedos de praia, usam bonecos para imitar pessoas que fazem parte da sua vida.

De agora em diante, você já conhece muito bem o seu filho e já sabe como tratá-lo e educá-lo, com muito amor, paciência e sabedoria.

O cuidado e a preocupação com os filhos é para toda a vida, então, siga o seu coração e boa sorte!

One thought on “Cuidando do seu Bebê – O segundo ano

  • 25 de Fevereiro de 2017 at 13:36
    Permalink

    Nossa que fase é essa dos dois anos. Eles são super amorosos mas também é cada birra, a gente tem que se encher de paciência! Obrigada pelas dicas, já vi que eles está fazendo a maioria dessas coisas. Abraço

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge