Cuidando do seu Bebê – O primeiro ano

primeiros passosCom auxílio, o bebê começa a dar os primeiros passos.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, ao completar um ano, o peso médio dos meninos é de 9800 a 10.300g e das meninas 9600 a 10.100g. A Estatura média é de 75cm para os meninos e 72cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 300g.

Aos doze meses de vida, o bebê gosta de ter companhia para poder se exibir. Este período é fundamental para a educação. O bebê aprende mais do que cresce ou engorda. Até agora ele era um “bebê lactente” mas de agora em diante ele será um “bebê aprendiz”. Entre um e dois anos de idade, o bebê é uma criaturinha difícil, que não gosta de estranhos, nem de lugares estranhos e nem de se separar da sua mãe; já prefere uma pessoa à outra, mostra afeição por pessoas, brinquedos e roupas; expressa emoções e reconhece a dos outros; não gosta de que o façam esperar pelas refeições. Sua linguagem se aperfeiçoa e ele já diz em média oito palavras. Mas andar é que é uma tarefa muito importante para ele nesta fase. Além disso é muito importante que ele durma bem para repor as energias que gasta ao explorar o mundo. Ainda tem facilidade para nadar pois ainda apresenta reflexo e não tem medo de água.

Quanto à educação, alguns hábitos podem ser ensinados como: guardar sistematicamente os brinquedos no mesmo lugar na hora que ele se deitar, achar um brinquedo escondido, deixar que ele desembrulhe um presente recebido. Nesta idade o bebê gosta mesmo é de andar e se mexer e suas habilidades devem ser encorajadas para que as desenvolva bem.

Ao completar doze meses, o bebê terá um regime alimentar bem variado e já deve comer os mesmos alimentos que a família, sem a necessidade de preparo do seu alimento separadamente. O leite continua sendo o alimento de maior valor para o seu desenvolvimento e crescimento, portanto até os dois anos a criança deve tomar no mínimo dois a três copos de leite por dia, ou seja, de 500 a 600ml pois o cálcio mais bem assimilado é o do leite. Nesta fase a criança pode querer brincar com a comida, tentar comer sozinha, segurar a própria mamadeira, e desde que ela se alimente bem, a mãe deve deixar.

Quanto à mamadeira noturna, você pode manter até quando a criança desejar. Mas após a sua dentição completa ou quase completa, você deve escovar os dentinhos com água logo após o término da mamadeira, para que a criança não durma com leite evitando a famosa cárie de mamadeira.

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO DÉCIMO SEGUNDO MÊS

Evolução motora: O bebê pode ensaiar os primeiros passos sozinho. Deverá ficar de pé, amparado, mostrando preferência por uma das mãos para pegar os objetos.

Comportamento emocional: Geralmente fica encabulado na presença de estranhos.

Capacidade de adaptação: coloca objetos dentro do seu copo. Procura encaixar dois cubos.

Progresso da linguagem: Articula pelo menos quatro palavras. compreende, respondendo uma ordem. Aprendeu a usar duas ou três combinações de sons para obter comida e brinquedos. Neste período é uma grande alegria brincar com os ruídos vocais, ficando durante minutos seguidos emitindo-os só para se divertir.

Comportamento pessoal e social: Coopera quando o vestem. Segura o copo para beber. em alguns casos, tenta usar a colher.

Brinquedos: Com um ano, o bebê gosta de atirar objetos no chão, de propósito. é uma nova habilidade que ele descobriu, e se a mãe apanhar e devolver, ele pensará que é uma brincadeira, e ficará indefinidamente, jogando-os no chão. Se não for possível amarrar o objeto para que possa puxá-lo de volta, o melhor é colocar o bebê no chão.

Aos doze meses a criança deve tomar a primeira dose da vacina tríplice viral (Sarampo, rubéola e caxumba) e também da varicela, que só é dada nas clínicas particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge