Cuidando do seu Bebê – O nono mês

A partir do oitavo, nono mês, todo cuidado é pouco pois as crianças já se locomovem, ficam de pé apoiadas e querem pegar tudo o que vêem.

Quanto ao desenvolvimento do bebê, no nono mês, o peso médio dos meninos é de 8900g e das meninas 8650g. A Estatura média é de 69cm para os meninos e 68cm para as meninas. O ganho de peso mensal é de 450g.

9mesesO que caracteriza o bebê de nove meses não é a sua atividade motora, mas suas habilidades mentais e o seu relacionamento com as pessoas. Seu desenvolvimento muscular é aprimorado, procura engatinhar para subir escadas. Segura um objeto com as duas mãos quando percebe que é grande para uma mão só. Senta-se firme numa cadeira, usa o dedo indicador para apontar as coisas e pessoas. Gosta que o vejam e se é aplaudido por algo, repete a graça. Reconhece a sua imagem e a da mãe no espelho. Sua linguagem continua melhorando e a vocalização já traduz emoção.

Aos nove meses o bebê começa a revelar seu tipo de personalidade – calmo, flexível ou teimoso. Ou do ponto de vista orgânico, sua sensibilidade ou resistência às infecções.

Em relação à alimentação, a educação do paladar do bebê para aceitar alimentos diferentes deverá ser um dos objetivos da mãe. A oferta de novos alimentos deve ser ampliada no início do nono mês. Desta idade em diante deve-se começar a tentar separar os alimentos uns dos outros, para que, pouco a pouco, o bebê se habitue a diferentes sabores e consistências.

O esquema alimentar pode ser o seguinte:

  • 6,7 horas – Leite e fruta
  • 10,11 horas – Almoço e sobremesa (comida variada)
  • 3,4 horas – Mingau com fruta
  • 6,7 horas – Jantar sopa e sobremesa
  • 10,11 horas – Leite

FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE NO NONO MÊS

Evolução motora: Suspenso, quando encosta os pés no chão, faz movimentos para andar.

Comportamento emocional: Ele aprecia a companhia e demonstra alegria em vê-la.

Capacidade de adaptação: Prefere engatinhar e é capaz de rolar e sentar-se sozinho.

Progresso da linguagem: O bebê demonstra habilidade de diferenciar tonalidades, imitando modificações de vozes que escuta ao seu redor, ao mesmo tempo em que também começa a imitar expressões faciais.

Comportamento pessoal e social: Já segura a mamadeira, levando-a à boca, aprende gracinhas, pisca os olhos.

Brinquedos: Qualquer criança acostumada a ficar sozinha brincará feliz e se divertirá com uma bola, uma colher ou uma pazinha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge