Queda de Cabelo no Pós Parto – Como amenizar este problema?

Durante a gravidez, nossos cabelos ficam muito bonitos, mais brilhantes e mais vistosos.

Mas de dois a três meses após o parto, muitas mulheres se deparam com um problema bem comum: Queda acentuada dos cabelos.

Não é preciso se alarmar com esta grande queda, pois é perfeitamente normal. Durante a gestação, os hormônios suspendem o ciclo normal de crescimento e de queda dos cabelos. Quando os níveis hormonais caem verticalmente depois do parto, a fase de queda entra em superfuncionamento, que resulta no que parece ser uma perda maciça de cabelo. Mas essa quantidade é somente a que você perderia durante os nove meses. A média é cair cquedacabeloerca de 30% dos fios, mas dependendo do estado nutricional da paciente, a queda pode variar de 10% a 50%.

Esta queda dura aproximadamente seis meses e após este período o seu cabelo volta ao ritmo normal de crescimento e queda.

Para amenizar o problema, durante o período de queda, faça uma alimentação o mais saudável possível. A lista inclui itens ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6, como frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes –especialmente frutos do mar–, fígado, gema de ovo e leite.

Além disso, trate os cabelos com cuidado, não use rolos quentes, secadores, chapinhas e evite tratamentos químicos como permanente ou relaxamento.

A maioria dos shampoos anti-queda previne a queda por quebra dos cabelos, então não adiantam muito a não ser deixar os fios mais brilhantes. Mas atualmente a Dove lançou um produto que promete evitar a queda pela raiz. Não custa tentar utilizá-lo durante este período para amenizar o problema.

Vale a pena também consultar um dermatologista que pode indicar uma fórmula manipulável de shampoo.

Caso o problema persista por mais de seis meses ou a queda não seja uniforme, ou seja caso você observe “clareiras” no couro cabeludo, é melhor consultar um dermatologista com certeza.

 

44 thoughts on “Queda de Cabelo no Pós Parto – Como amenizar este problema?

  • 3 de setembro de 2015 at 15:22
    Permalink

    É realmente altamente recomendável uma alimentação saudável! Sabe, durante o período de queda comer alimentos ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6! Além disto buscar a ajuda de um profissional na área de nutrologia (nutrólogo) ou o seu próprio médico (no caso de gestante ou ex-gestante).

    Este blog é demais!

    Parabéns!
    Mariah Marques postado recentemente…Como fazer o tratamento para calvice da maneira corretaMy Profile

    Reply
  • 24 de novembro de 2015 at 14:23
    Permalink

    Minhas esposa teve esse problema e realmente parou de cair 6 meses após o parto, ela ficou desesperada, más ficou normal depois.

    Reply
  • 22 de dezembro de 2015 at 15:08
    Permalink

    No início eu não tinha essas informações e confesso que fiquei um pouco apavorada, mais um especialista me acalmou dizendo que era normal e realmente foi como ele disse, em seis meses não havia mais queda. Graças a Deus!

    Reply
    • 4 de janeiro de 2016 at 10:56
      Permalink

      Olá Juliana,
      Sim, é bem isso que acontece. Mas podemos amenizar o problema durante o período em que a queda acontece, não é verdade?

      Um abraço,

      AgnesS.

      Reply
  • 14 de janeiro de 2016 at 17:48
    Permalink

    Olá,

    Essa é a primeira vez que vejo uma matéria que fala sobre a queda de cabelo após o parto. Nunca imaginei que isso acontecia. Muito obrigada!!!

    Reply
  • 14 de janeiro de 2016 at 18:18
    Permalink

    Minha esposa também ficou preocupada quando percebeu isto, mas depois de pesquisarmos ela ficou tranquila ao saber que é mais comum do que a maioria imagina cair cabelos na gravidez.

    Reply
  • 25 de janeiro de 2016 at 2:12
    Permalink

    Eu fico cada vez mais atenta com a alimentação, a gente tem que regular muito bem o que colocamos para dentro.

    Reply
  • 29 de janeiro de 2016 at 13:05
    Permalink

    Obrigado pelo artigo, é realmente preocupante a queda de cabelos principalmente nas mulheres, já imaginou uma mulher careca, o fato é que durante a gravidez realmente ocorre muitas mudanças hormonais no corpo da mulher, é preciso estar atento a isto, fazendo uma alimentação saudável, e procurar um médico em casos mais graves para tomar algum complemento alimentar ( vitamina) por isto é fundamental para o equilíbrio do organismo

    Reply
  • 12 de março de 2016 at 14:15
    Permalink

    Obrigado muito legal este artigo. Minha esposa está bastante preocupada mesmo com esse assunto já que é nosso primeiro filho e ela anda perdendo alguns fios de cabelo. Aind bem que achei teu site.

    Reply
  • 15 de março de 2016 at 15:43
    Permalink

    Muito interessante a minha esposa também ficou preocupada quando percebeu isto, mas depois de pesquisas ela ficou mais tranquila por saber que ocorre e é bem mais comum do que ela pensava. Ela fez uma mudança na alimentação e procurou claro um médico e hoje não cai mais cabelo.

    Reply
  • 29 de março de 2016 at 2:42
    Permalink

    Post excelente. ajuda bastante quem está passando por esse problema. Buscar um médico é essencial para este tratamento.

    Reply
  • 30 de março de 2016 at 19:13
    Permalink

    Olá adorei o post muito obrigado por compartilhar tudo isso com a gente, beijos…

    Reply
  • 2 de abril de 2016 at 16:41
    Permalink

    Muito importante seu artigo, eu e minha esposa já pesquisamos muito sobre o assunto ela está gravida e ficou muito preocupada mas seu artigo nos deu a resposta que nós precisava e ela fico tranquila pelomes diminuiu a preocupação.

    Reply
  • 7 de abril de 2016 at 17:17
    Permalink

    O Pior que a queda de cabelo, é a depressão pós parto. Minha esposa quase ficou com isso, e realmente é muito triste.

    Reply
  • 9 de abril de 2016 at 1:17
    Permalink

    Obrigada, parabéns pelo artigo eu também tive problema de queda de cabelo na minha primeira gravidez.

    Reply
  • 14 de maio de 2016 at 18:46
    Permalink

    Valeu pelas dicas sobre os alimentos que são OTIMOS para evitar a queda de Cabelo.
    Fico mais tranquilo em saber que alguns Alimentos, como, Frutas Secas e banana, ajudam grandemente para evitar a calvicie. São alimentos que consumo regularmente. Valeu pelas dicas!

    Reply
  • 18 de junho de 2016 at 19:57
    Permalink

    Foi muito bom ter encontrado seu artigo, realmente esclarece muitas dúvidas dessa fase.
    Obrigado !!

    Reply
  • 23 de junho de 2016 at 17:28
    Permalink

    Eu e minha esposa temos um bebê de 4 meses, e ela estava bastante preocupada com a queda excessiva dos cabelos, procuramos uma dermatologista e ela passou algumas vitaminas manipuladas. Com apenas 1 semana de tratamento ela disse que a queda diminuiu bastante.

    Reply
  • 5 de julho de 2016 at 13:28
    Permalink

    Nossa foi um alívio encontrar este blog, a cada dia que preciso entro aqui e vem me esclarecendo todas minhas dúvidas sobre queda de cabelo…vou acompanhar mais de perto seu blog, Parabéns

    Reply
  • 7 de julho de 2016 at 19:32
    Permalink

    A queda pós parto é muito comum, mas pouco se fala dela. Ainda bem que encontrei este artigo e posso ajudar minha esposa agora.

    Reply
  • 13 de julho de 2016 at 9:03
    Permalink

    Nossaaa que tudoooo…era o que eu estava procurando, pois estou começando a sofrer com a queda de cabelo e eu tenho 36 anos de idade e estou desesperada, as dicas citadas neste artigo são bem esclarecedoras e úteis, já vou recomendar para algumas amigas que estão sofrendo com o mesmo problema, muito obrigada por compartilhar tudo!!!

    Reply
  • 14 de julho de 2016 at 0:10
    Permalink

    Muito bom o artigo, bem esclarecedor. Estou com 40 anos e as vezes ficava um pouco preocupado com a queda de cabelo, mas agora estou mais tranquilo. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Felicidades e Sucesso!

    Reply
    • 24 de novembro de 2016 at 11:19
      Permalink

      Também tive este problema, depois normalizou, vou passar estas dicas para minhas amigas.

      Reply
  • 22 de julho de 2016 at 16:49
    Permalink

    Muito interessante este assunto, já vou me prevenir para que esse problema não venha a acontecer comigo.
    Muito obrigada.
    Beijos!

    Reply
  • 11 de agosto de 2016 at 22:07
    Permalink

    Boa matéria!
    É bom saber que a alimentação saudável é fundamental para o processo de amenizagen do problema.

    Reply
  • 13 de agosto de 2016 at 12:16
    Permalink

    Gostei do texto. O problema é maior quando a queda de cabelo persiste até tornar-se uma alopécia ou calvície. Nesses casos, é melhor procurar um médico pra identificar as causas reais e indicar um tratamento adequado. Na maioria dos casos, trata-se apenas de uma carência nutricional que tenha desencadeado um desequilíbrio hormonal. Seguir uma dieta rica em nutrientes reparadores fará toda a diferença.

    Reply
  • 16 de agosto de 2016 at 20:01
    Permalink

    Muito boa sua postagem, bem completa, adorei, realmente a alimentação certa é ideal.

    Reply
  • 24 de agosto de 2016 at 19:16
    Permalink

    Eu passei por isso, e confesso que fiquei extremamente preocupada, mas conversando muito com minha médica ela conseguiu me acalmar e deixei rolar. Mudei minha alimentação, tomava muita água (mesmo porque também precisava por causa da amamentação) e relaxei, no sentido de não me estressar com isso, pois como minha médica disse, o nervoso e a preocupação piora nosso quadro no geral, podendo até interferir na amamentação, então não me preocupei, e acho que isso ajudou muito, pois acho que não deu nem 3 meses após o parto, meus cabelos começaram a cair bem menos do que estava caindo.
    Então mamães, acho que segredo maior é vocês relaxarem e cuidarem mais da sua saúde.
    Beijos.

    Reply
  • 26 de agosto de 2016 at 15:32
    Permalink

    Muito interessante, vários fatores pode ter levado a isso, a importância da saúde e dos nutrientes necessários para combater não só a queda dos cabelos mas outras doenças também. Parabéns pelo artigo.

    Reply
  • 26 de agosto de 2016 at 23:21
    Permalink

    Nossa, muito interessante.. sempre procurei por tratamentos naturais. mas esse produto que indica deve ser realmente ótimo.. vou testar.

    Reply
  • 27 de agosto de 2016 at 16:06
    Permalink

    A alimentação é sempre parte importante para qualquer tipo de problema relacionado a nosso corpo. Interessantíssimo o assunto e a abordagem, parabéns!

    Reply
  • 1 de novembro de 2016 at 2:30
    Permalink

    Olá, muito bom o artigo, realmente interessante. As mudanças hormonais na gravidez faz com que as mulheres não consigam repor o cabelo perdido com a eficácia de antes.

    Reply
  • 5 de dezembro de 2016 at 4:36
    Permalink

    Muito bom o artigo. Realmente isso acontece e o tempo normalmente é esse que foi dado para normalizar.

    Reply
  • 5 de dezembro de 2016 at 14:57
    Permalink

    Oi, realmente sofri com a queda de cabelo acentuada na gravidez. Mesmo 2 anos depois, meus cabelos ainda caem bastante, mas acho que é porque eu não regulo muito bem a alimentação. Preciso melhorar isso…

    Reply
  • 14 de dezembro de 2016 at 18:28
    Permalink

    Passei por isso após o nascimento da minha 2a filha, no começo é bastante desesperador, mas passa! Emocional em nervos… da nisso. rsrs

    Reply
  • 23 de dezembro de 2016 at 0:34
    Permalink

    Gostei muito deste artigo pois esclareceu todas as minhas questões sobre a calvície.Não sabia que mamães quando estavam dando a luz poderiam ter queda de cabelo.

    Reply
  • 9 de janeiro de 2017 at 11:16
    Permalink

    De fato é necessário um cuidado extremo com alimentação, pois ela influencia diretamente na saúde dos cabelos.

    Reply
  • 15 de janeiro de 2017 at 15:44
    Permalink

    Muito bom este artigo,bem esclarecedor!uma alimentação saudável acompanhada de exercícios físicos…melhora não só a parte capilar como também todo sistema imunólogico do indivíduo.

    Reply
  • 17 de janeiro de 2017 at 13:29
    Permalink

    Seguindo o assunto do site Beleza em Forma , venho trazer até vocês um Programa Reconstrução Capilar, uma formula revolucionaria para aqueles homens e mulheres que tem problemas devido a Calvície , a calvíce costuma gerar muita preocupação entre os pacientes, e há um excesso de desinformação sobre o assunto.
    E hoje trago até você uma esperança pra se dar fim a esse mal que tanto os incomoda, deixarei a baixo um link, pelo qual poderão dar adeus a este problema.

    http://programareconstrucaocapilar.net/

    Reply
  • 13 de fevereiro de 2017 at 11:15
    Permalink

    Oi, gostei muito do artigo. Bom saber que é um problema passageiro, mas é sempre bom ficar em alerta e cuidar dos cabelos diariamente.

    Reply
  • 11 de março de 2017 at 21:51
    Permalink

    Ótimo artigo! Não sabia que havia queda de cabelo nos pós parto…

    Reply
  • 28 de agosto de 2017 at 11:52
    Permalink

    Esse produto que a Dove lançou, é realmente bom e recomendo.
    Ótimo artigo.

    Reply
  • 2 de novembro de 2017 at 16:29
    Permalink

    Passei Por um período de queda pós parto e Perdi Muito cabelo, graças a uma boa alimentação e um suplemento indicado pelo meu médico consegui reverter a situação, agora meu cabelo cai bem pouquinho, vou usar esse produto da Dove para ver se ajuda a parar totalemte. É horrível ver seu cabelo caindo dia após dia.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge