Que alimentos você deve evitar durante a gravidez?

Durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, quando o bebê está em fase de formação, você estará mais sensível a infecções alimentares, que podem ser transmitidas ao bebê. Portanto, é importante ter conhecimento sobre quais alimentos você deve evitar duarnte a gestação, principalmente neste período tão crítico quando os órgãos do corpo do bebê ainda estão se formando e não apenas crescendo.

Existem certos alimentos que você deve evitar para reduzir as chances de contrair infecções como Listeriose, Salmonelose e Toxoplasmose.

A Listeriose pode ocasionar o parto prematuro ou meningite no recém-nascido. As possíveis fontes de listeria são queijos cremosos não pasteurizados como brie, feta e camembert, queijos com veios azulados como o gorgonzola ou stilton, leite de ovelha ou cabra não pasteurizado e seus derivados, comidas prontas requentadas, repolho com maionese adquirido pronto, cachorro quente e aves pouco cozidas.

A Salmonelose tem como principais fontes ovos e aves mal cozidos e seus derivados. Portanto evite alimentos que contenham ovos crus como maionese, musses ou sorvete.

A Toxoplasmose pode provocar danos cerebrais ou cegueira no bebê. O risco é ainda maior no terceiro trimestre da gestação. O microorganismo é transportado pelas fezes de animais, mas está presente também no solo e em carnes cruas ou pouco cozidas. Por este motivo, é importantíssimo ter certeza de que os vegetais consumidos crus estão bem lavados e que as carnes estão sempre bem passadas.

Conforme a minha obstetra, quando comemos em restaurantes, devemos evitar saladas cruas, deixando para consumi-las em casa, além de consumir somente carnes bem passadas, evitandobebida pratos como sashimi, carpaccio, quibe cru, roast bife, bife tártaro ou presunto parma e qualquer tipo de carne mal passada.

Quanto a bebidas alcoólicas, o consumo moderado – um ou dois aperitivos por dia- estão relacionados  ao aumento no risco de aborto ou de complicações durante o parto de bebês com baixo peso. Já o consumo exagerado pode provocar a síndrome alcoólica fetal, que engloba uma série de defitos congênitos como anomalias estruturais da face e membros, problemas de crescimento e óbito.

O consumo de cafeína em grandes quantidades (mais de 300mg por dia) também pode aumentar o risco de aborto ou de o bebê nascer com baixo peso. Uma xícara média de café tem entre 100 e 150mg de cafeína. Lembrando que a cafeína está presente também em vários tipos de chá, como chá mate, chá preto, na coca-cola, e no cacau do chocolate.

Evite o consumo de peixes grandes de água salgada como peixe-espada, robalo, garoupa e cavala, pois eles podem conter altos nívbeis de mercúrio, substância química que pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Finalmente, se você é alérgica a nozes ou amendoim, ou alguém na família tem alergia a estes alimentos, tente evitá-los para não sensibilizar o bebê, que também pode ter tal alergia.

No restante, tenha uma dieta balanceada, procurando ingerir alimentos de todos os grupos alimentares e o seu bebê crescerá forte e saudável em sua barriga!

One thought on “Que alimentos você deve evitar durante a gravidez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge